Professores ensinarão alunos superdotados



Secretaria formará 270 funcionários que servirão como guia para os restantes

O Estado de São Paulo agora conta com 270 professores altamente capacitados para identificar e encaminhar estudo de alunos superdotados. A Secretaria de Estado da Educação acaba de finalizar a formação desta turma, com supervisores, assistentes técnico-pedagógicos e professores coordenadores, que agora passarão a toda rede os conhecimentos.

Por cerca de um ano os profissionais foram treinados. A iniciativa pretende identificar os superdotados, focando o aprendizado em temas que sejam necessários ao dia-a-dia dos alunos. Até então os alunos super-dotados da rede estadual de educação eram identificados pelo “feeling” dos professores.

“Super-dotado não é aquele aluno que tem facilidade de memorizar fórmulas e decorar datas, como a maioria pensa. O perfil desse aluno envolve muito mais a combinação de sensibilidade, criatividade e capacidade de criar e propor soluções novas para problemas na sala de aula”, afirma Maria Elisabete da Costa, diretora do Centro de Apoio Pedagógico Especializado (Cape), órgão responsável pela capacitação dos professores.

O processo da Secretaria teve início em 2005, quando dois membros foram treinados por consultores da Unesco, em Brasília. Aprenderam como identificar os superdotados. Os últimos números da Secretaria apontam para 79 superdotados na rede, número que pode crescer a partir de agora.

“A idéia é aproveitar o aluno superdotado para servir de exemplo aos colegas. Suas qualidades são potencializadas e servem para a turma crescer”, diz Maria Elisabete da Costa.

Características de estudantes superdotados - exemplos

Alto grau de curiosidade

Boa memória

Atenção concentrada

Persistência

Independência e autonomia

Facilidade de aprendizagem

Criatividade

Iniciativa

Liderança

Da Secretaria da Educação



09/11/2007


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