Cristovam defende políticas públicas para alunos superdotados
Ao iniciar a audiência pública para debater as condições de ensino de alunos com altas habilidades (superdotados), o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) defendeu a necessidade de políticas públicas para essas crianças e adolescentes.
- Gastamos fortunas com a busca por petróleo e, agora, com a produção de etanol, mas muitas vezes jogamos fora um potencial muito maior: a inteligência dos brasileiros, que é uma energia permanente - disse o senador nesta terça-feira (24), na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), da qual é presidente.
Solicitada por Cristovam e pelo senador Paulo Duque (PMDB-RJ), a audiência visa discutir os problemas enfrentados por esses alunos e seus professores, além da formulação de políticas públicas específicas.
- Em geral, debatemos problemas com causas negativas, mas nesta audiência estamos discutindo um problema cuja causa é positiva - declarou Cristovam.
O senador pelo Distrito Federal ressaltou, porém, que "essa situação de altas habilidades também traz problemas para crianças e jovens superdotados, inclusive de caráter psicológico, assim como para seus pais e professores". Ele argumentou que "esses alunos precisam ser bem atendidos para que possam desenvolver ao máximo seu potencial e para que possam ser felizes".
- Quando esse potencial não é aproveitado, o país desperdiça recursos - disse ele.
Cristovam lembrou ainda que a Rádio Senado produziu recentemente um programa sobre o tema: Superdotado - o desafio de ser diferente. O programa está disponível na Internet: http://www.senado.gov.br/radio/pro_reportagem.asp.
Para especialista, superdotado tem pouca visibilidade e é vítima de preconceito
Senadores acreditam que alunos com altas habilidades devem ser incentivados
24/06/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ana Júlia defende políticas públicas para mulheres
Professores ensinarão alunos superdotados
Casildo Maldaner defende políticas públicas para idosos
Papaléo defende mais políticas públicas para a juventude
Termina audiência sobre alunos superdotados
Lídice da Mata defende políticas públicas diferenciadas para o Nordeste