Profissionais estrangeiros chegam a 5 capitais



Os médicos cubanos que participam da segunda etapa do Programa Mais Médicos desembarcaram nesta segunda-feira (2) em Belo Horizonte (MG),  João Pessoa (PB), Curitiba (PR), São Luís (MA) e Natal (RN). Em Curitiba, o ministro Paulo Bernardo Silva, das Comunicações, recepcionou 75 médicos. Em Natal, o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho,  recebeu sete médicos. O ministro do Turismo, Gastão Vieira, recepcionou 36 médicos em São Luís, enquanto o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, recebeu os médicos em João Pessoa. Em Belo Horizonte, o secretário de Atenção a Saúde, Helvecio Magalhães,  recepcionou 41 médicos.

Durante a semana, os profissionais conhecerão os hospitais e clínicas especializadas do estado, antes de irem para os municípios onde trabalharão a partir do dia 9 de dezembro. Ao todo, três mil médicos estiveram, nas últimas três semanas, concentrados em cinco capitais – Brasília (DF), Fortaleza (CE), Vitória (ES), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP) – participando do módulo de acolhimento e avaliação do Mais Médicos. A aprovação no curso é condição para a emissão do registro profissional provisório pelo Ministério da Saúde, sem a qual os médicos estrangeiros não podem atuar no Brasil.

Distribuição

O Nordeste (1.152) e o Norte (406) são as regiões que mais vão receber médicos do total de 2.117 cubanos. A região Sudeste receberá 247, seguida do Sul, com 200 profissionais e do Centro-Oeste, que receberá 112 médicos.

A distribuição dos médicos cubanos nos municípios segue critérios técnicos, dando igual prioridade às cidades em que é maior a parcela de pessoas dependente completamente do atendimento ofertado pelo SUS e àquelas com alto percentual da população em situação de pobreza, conforme classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os médicos cubanos participam do Mais Médicos por meio de acordo de cooperação com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Somente as vagas não preenchidas por brasileiros e estrangeiros da seleção individual do programa são oferecidas a esse grupo.

Terceira etapa

Na última quinta-feira (28) foram abertas as inscrições para a terceira etapa do programa. Os interessados devem se inscrever no site maismedicos.saude.gov.br. Para formados no Brasil, a inscrição vai até 9 de dezembro. Médicos com registro profissional em outros países devem anexar ao formulário os documentos validados pelos consulados até o dia 13. Estarão disponíveis para o preenchimento de vagas nesta etapa todos os municípios que ainda não receberam nenhum profissional do Mais Médicos.

Lançado em 8 de julho pelo governo federal, o Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, com objetivo de acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e UBS e ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país.

Os profissionais do programa recebem bolsa de R$ 10 mil por mês e ajuda de custo pagos pelo Ministério da Saúde. Os municípios ficam responsáveis por garantir alimentação e moradia aos selecionados. Como definido desde o lançamento, os brasileiros têm prioridade no preenchimento dos postos apontados e as vagas remanescentes são oferecidas aos estrangeiros.

Fontes:

Ministério da Saúde



02/12/2013 17:35


Artigos Relacionados


Profissionais estrangeiros do Mais Médicos chegam a Belém

Médicos cubanos chegam às capitais nesta segunda (11)

Médicos estrangeiros chegam a Florianópolis

Conferências de assistência social chegam a seis capitais brasileiras nesta semana

Chegam 135 profissionais cubanos a Vitória

Médicos estrangeiros chegam a Goiânia neste fim de semana