Profissionais são qualificados para atuar em situações de desastre



Durante três dias, integrantes da Força Nacional do SUS participam de grupos de trabalho, palestras e atividades coletivas

Para aprender práticas de atuação em situações de desastre e atividades em grupo, 320 profissionais que integram a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) participam de treinamento, realizado pelo Ministério da Saúde, que começa nesta quinta-feira (20) e termina no sábado (22), em Brasília, Distrito Federal.

Este ano, a Força Nacional do SUS atuou em enchentes ocorridas em Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Acre, ações que resultaram no envio de 15 toneladas de medicamentos para socorrer as vítimas das chuvas. Já para os municípios que sofreram com a falta de abastecimento de água, foram disponibilizados frascos de hipoclorito, que serve para purificar a água e torná-la própria para o consumo.

 

Força Nacional do SUS

A Força Nacional do SUS (FN-SUS) foi criada em novembro do ano passado e vai investir, até 2014, R$ 9 milhões no socorro imediato às vítimas de desastres naturais, calamidades públicas ou situações de risco epidemiológico que exigem uma resposta rápida e coordenada, com apoio logístico e equipamentos adequados.

A FN-SUS conta com mil voluntários e faz parte de um conjunto de ações do governo federal para reorganizar os serviços de urgência e emergência no SUS. A força é um dos componentes da Rede Saúde Toda Hora, lançada também em 2011, e da qual fazem parte o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h), hospitais, salas de estabilização, atenção domiciliar e Atenção Básica.

O papel da FN-SUS foi decisivo para o atendimento de vítimas de desastres naturais, ocorridos ainda em 2011, em várias regiões do País, o que evitou perdas de vidas por causa de chuvas, enchentes, deslizamentos e inundações.

Durante os próximos atendimentos, as equipes da Força Nacional também poderão contar com o apoio das estruturas e serviços locais (Defesa Civil, órgão de vigilância e assistência e Corpo de Bombeiros). Em caso de situação adversa ou no caso da realização de ações humanitárias em outros países, a força também poderá ser convocada pelo Ministério da Saúde para prestar auxílio.

Leia mais:

Governo lança Plano Nacional de Gestão de Riscos e Desastres Naturais

Cerca de R$ 19 bilhões serão investidos em prevenção e resposta a desastres naturais até 2014

Força Nacional do SUS envia 10 toneladas de medicamentos para áreas alagadas no Amazonas

 

Fonte: Ministério da Saúde

 



20/09/2012 18:11


Artigos Relacionados


SUS terá profissionais preparados para agir em situações de desastre e calamidade pública

Catadores são qualificados para atuar nos estádios da Copa do Mundo

Profissionais serão qualificados para atendimento de pessoas com síndrome de Down

Portal divulgará vagas de estágios e empregos para profissionais altamente qualificados

SP prepara profissionais para situações de emergências químicas durante a Copa de 2014

Profissionais que atuam no Programa Bolsa Família serão qualificados