Programa Água para Todos intensifica capacitação em Alagoas
A iniciativa visa envolver a comunidade na manutenção das cisternas e gerar trabalho e renda nas localidades beneficiadas
A Codevasf realiza oficinas de capacitação nos municípios de Craíbas e Estrela de Alagoas. O objetivo é orientar sobre instalação, funcionamento e manutenção das cisternas que serão entregues nas localidades beneficiadas, no âmbito do Programa Água para Todos. Em todo o estado, serão instaladas cerca de 7,5 mil cisternas.
Em Estrela de Alagoas haverá capacitação das comunidades de Areia do Ciriaco, Serra do Bernardino, Maria Preta, Lagoa do Serrote e Itapecuru. A previsão é entregar 1,5 mil cisternas no município.
Já em Craíbas, serão capacitadas as comunidades do Sítio Torrões e Alto da Lagoa do Mel. As famílias deste município receberão, ao todo, 1,2 mil unidades. A representante do Povoado Marroais, localizado em Craíbas, Ana Maria dos Santos, disse que a capacitação realizada pela Codevasf foi muito importante para sua comunidade. "A gente participou de quatro reuniões e elas ensinaram como deve utilizar a água, como a gente deve tratar a água, qual é o meio onde a gente deve reservar a água quando chegar o tempo da seca. O pessoal da Codevasf veio, fez a palestra, a gente gostou e aprendeu", destacou.
Capacitação
A capacitação dos beneficiários é realizada pela equipe de ação social da empresa contratada pela Codevasf. Somente após a capacitação, as famílias ficam habilitadas a receber as cisternas. Segundo Lucianita Dayrell, membro da coordenação geral do Água para Todos, o investimento na capacitação das equipes da Codevasf, das empresas contratadas e notadamente dos beneficiários é algo que tem que ser persistido na certeza de que irá qualificar melhor o programa.
Metas
O programa Água para Todos integra o Plano Brasil sem Miséria e consiste em viabilizar tecnologias de acesso a água, visando contribuir para a erradicação da miséria. A meta total do programa é beneficiar 750 mil famílias de todo o território nacional nas áreas rurais que apresentam a situação de extrema pobreza associada à carência de acesso à água, sendo prioritária a região semiárida. Além do Ministério da Integração Nacional, o programa envolve mais quatro ministérios e quatro órgãos executores, além de parceria com os governos estaduais.
Leia mais:
Ações emergenciais de enfrentamento aos efeitos da estiagem
Programa Água para Todos avança no estado de Pernambuco
Governo investe em ações de combate aos efeitos da seca
Municípios do Nordeste receberão 2,7 bi para ações de combate à seca
Fonte:
Codevasf
04/07/2012 19:58
Artigos Relacionados
Alagoas e Minas Gerais são contemplados com cisternas do Água para Todos
Programa Água para Todos levará água potável para mais de dez mil famílias do Amazonas
Entra em vigor o programa Água para Todos
Programa Água para Todos chega a Rondônia
Programa Água para Todos chega ao Piauí e ao Maranhão
Programa Água para Todos vai atender famílias alagoanas