Programa Arca das Letras oferece livros a 8 milhões de pessoas do campo
Mais de 1,5 milhão de famílias moradoras do campo atualmente têm acesso fácil à leitura graças ao Programa Arca das Letras, programa de bibliotecas rurais do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) que encerra 2011 com o saldo de mais de 8 milhões de pessoas atendidas, aproximadamente 8,8 mil bibliotecas implantadas em mais de 3,2 mil municípios.
Coordenado pela Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA) do MDA, o programa surgiu a partir de cinco projetos-piloto implantados entre maio e julho de 2003, nos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Sul. O programa instala cerca de três bibliotecas por dia em áreas rurais do País, e somente este ano mais de 800 novas bibliotecas passaram a fazer parte do programa.
Crianças, jovens, adultos, estudantes, trabalhadores e trabalhadoras, moradores das comunidades, são assistidos pelo programa, que tem como objetivo incentivar a leitura no meio rural em localidades como assentamentos da reforma agrária, associações de crédito fundiário, colônias de pescadores, comunidades ribeirinhas, quilombolas, indígenas e de agricultura familiar.
A maior parte dos leitores são crianças e jovens que chegam a representar mais de 70% dos freqüentadores das bibliotecas. O atendimento do programa é prioritário nas comunidades em situação de pobreza, em sua maioria concentradas nas regiões Norte e Nordeste do País.
Segundo a Coordenadora de Ação Cultural da Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA/MDA), Cleide Soares, cada arca entregue às comunidades começa com aproximadamente 200 livros e coleções de gibis. Em muitos casos a coleção é ampliada.
“Por ano são investidos 350 mil reais que são utilizados para compra de material de consumo técnico, na divulgação comunitária das bibliotecas e também para a realização de encontros com agentes de leitura para a troca de experiências”, informa.
Os livros são obtidos por meio de doações feitas pela população, pelas editoras e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE/MEC). Cabe aos moradores a responsabilidade de cuidar, administrar e ampliar os acervos, enquanto os Agentes de Leitura têm o compromisso de controlar os empréstimos dos livros e organizar atividades de valorização da biblioteca e da leitura.
Para o próximo ano, a meta do programa é alcançar todas as famílias em situação de pobreza extrema no país. “A pretensão para 2012 é levar a biblioteca e formar agentes dentro dessas famílias. O estudo já foi feito e queremos promover encontros entre os agentes de leitura para a troca de experiências” informou Cleide.
Para saber mais acesse aqui.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário
23/12/2011 16:55
Artigos Relacionados
Unesco doa mais de mil livros para programa Arca das Letras
Programa Arca das Letras recebe doação de livros em evento em Brasília
Campanha de doação de livros para Arca das Letras já recebeu 25 mil exemplares
Programa Arca das Letras entrega 84 bibliotecas no Ceará
Programa Arca das Letras avalia bibliotecas do Maranhão
Paraíba receberá 31 bibliotecas rurais do programa Arca das Letras