PROGRAMA "CIDADANIA" DISCUTE DOENÇA MENTAL



O programa Cidadania, da TV Senado, que vai ao ar nesta terça-feira (dia 14), à 1 hora e às 6h30, abre a discussão em torno das políticas públicas no tratamento da saúde mental no Brasil e como este assunto vem sendo encarado pelas autoridades e pela própria sociedade brasileira. Os convidados do programa são a psicóloga Maria do Rosário e o senador Tião Viana do (PT-AC).
O senador informa que na faixa etária de 14 a 44 anos 12% da população mundial sofre de doenças mentais. E observa que doente mental é também aquele que sofre de depressão, manifestação de ansiedade ou outras alterações de comportamento. Segundo o senador, só nos países pobres 80 milhões de idosos serão vítimas de transtornos mentais até o ano 2020. O problema torna-se mais grave diante do fato de que a doença mental não é prioridade nas políticas públicas de saúde, afirma o senador, enfatizando a necessidade de mais participação da sociedade e dos governos nesta questão.
Para a psicóloga Maria do Rosário ainda há muita falta de informação na sociedade sobre doença mental. Ela acrescenta no próprio meio médico a discussão sobre o tema fica muito aquém do necessário.

13/03/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Programa "Cidadania" discute o fim dos manicômios

PROGRAMA CIDADANIA DISCUTE OS ALIMENTOS TRANSGÊNICOS

Programa "Cidadania", da TV Senado, discute renda e pobreza

PROGRAMA "CIDADANIA", DA TV SENADO, DISCUTE DESIGUALDADES REGIONAIS

Programa "Cidadania", da TV Senado, discute a reforma agrária no Brasil

PROGRAMA "CIDADANIA" DISCUTE POLÍTICA BRASILEIRA PARA O TIMOR LESTE