Programa da Fapesp traz ao Brasil pesquisadores radicados no exterior



Objetivo é que cientistas e pesquisadores brasileiros coordenem projetos temáticos em sua área de atuação em universidades e laboratórios paulistas

A Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) está estimulando a internacionalização da ciência paulista. A Fundação coordena um programa piloto para estabelecer colaborações entre instituições do Estado de São Paulo e pesquisadores de alto nível, que estão radicados no exterior.

Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O "Excellence Chairs (Spec)" deverá trazer para o Brasil, em breve, o casal de cientistas brasileiros Victor e Ruth Nussenzweig, ambos de 84 anos. Eles vivem nos Estados Unidos desde a década de 1960 e se tornaram referência internacional na busca de vacinas e tratamentos contra a malária.

A ideia do programa Spec é que estes cientistas e pesquisadores coordenem projetos temáticos em sua área de atuação em universidades e laboratórios paulistas. Eles devem seguir vinculados às instituições de origem, mas deverão permanecer no Brasil durante 12 semanas ao longo de pelo menos cinco anos, tempo de duração do projeto.

Do Portal do Governo do Estado



11/23/2012


Artigos Relacionados


Ciência sem Fronteiras traz 91 pesquisadores ao Brasil

Programa leva 124 pesquisadores para realizar pós-doutorado no exterior

Brasil precisa garantir retorno de pesquisadores que estudam no exterior, diz ministro

Programa atrai pesquisadores internacionais para o Brasil

Fapesp abre solicitação de apoio para pesquisadores

Fapesp/CNRS selecionam projetos de intercâmbio de pesquisadores