Programa da ONU dará assessoria para agenda de meio ambiente da Copa do Mundo



O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) dará assessoria à implementação da Agenda de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014. O objetivo é estabelecer uma agenda de trabalho que permita aproveitar a experiência do Pnuma na estruturação de agendas de sustentabilidade em megaeventos esportivos. O acordo foi assinado pelos ministérios do Esporte e do Meio Ambiente, nesta terça-feira (25), em Brasília.

O ministro do Esporte, Orlando Silva, ressaltou que o Brasil vem trabalhando na Agenda de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa do Mundo há cerca de dois anos, tendo já definidas as diretrizes e os projetos prioritários, no âmbito da Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa 2014. O Pnuma dará assessoria a temas como o Passaporte Verde, a organização de eventos verdes, mobilidade sustentável, compras e contratações sustentáveis, dentre outros.

Orlando Silva disse também que as câmaras de sustentabilidade das cidades-sede já estão instaladas e em funcionamento, entrando agora na fase de implementação dos projetos. Um dos exemplos citados pelo ministro é o fato de que todas as arenas brasileiras que receberão jogos da Copa terão certificação de construção sustentável. “As certificações ambientais já são um fato. Onde foram feitas demolições, houve aproveitamento de 100% do material na própria obra da arena”, afirmou.

O diretor-executivo do Pnuma, Achim Steiner, destacou que, em novembro, uma equipe de técnicos do programa estará em Brasília para dar início à construção de uma agenda objetiva de trabalho. Steiner acredita que o Brasil tem grande capacidade no setor, e que criará um novo patamar para a realização das copas do mundo, em termos de sustentabilidade. “O País tem capacidade técnica e estratégia e isso é essencial. Nós temos experiência. Isso é muito importante e estou muito feliz de podermos trabalhar juntos”, afirmou.

Achim Steiner também enfatizou que o objetivo do Pnuma é estimular cada vez mais a preocupação da Fifa com o desenvolvimento sustentável e estimular o compromisso maior com a sustentabilidade dos processos. O diretor do Pnuma também espera que a Agenda de Sustentabilidade da Copa do Mundo possa estar em consonância com a  economia verde, principal tema da Rio+20, Cúpula das Nações Unidas para o Meio Ambiente, que será realizada em junho de 2012, no Rio de Janeiro.


Fonte:
Ministério do Esporte



25/10/2011 17:13


Artigos Relacionados


Copa do Mundo dará visibilidade a programas e sistemas amigos do meio ambiente

Meio Ambiente: Ambientalistas discutem Agenda 21 Nacional na Secretaria do Meio Ambiente de São Paul

Assessoria de Meio Ambiente do PPS participa de Seminário sobre qualidade do ar

Assessoria de Meio Ambiente do PPS participa de Seminário sobre qualidade do ar

Meio Ambiente: Secretário do Meio Ambiente anuncia Programa Estadual de Inspeção Veicular Ambiental

Meio Ambiente seleciona consultoria para Agenda 21