Programa das Nações Unidas reúne forças na luta contra a AIDS
A prevenção da Aids também terá espaço dentro das atividades realizadas para a Copa do Mundo Fifa 2014. O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) lança, em 13 de dezembro, a campanha ‘Proteja o Gol’ para sensibilizar e unir o público do evento sobre a gravidade e ações preventivas no tratamento da doença.
A campanha utiliza a popularidade do futebol para divulgar mensagens sobre prevenção do HIV/AIDS e dar maior visibilidade ao trabalho de combate à doença e esclarecimentos à população para assegurar maior qualidade de vida e direitos aos portadores do vírus.
Representantes da Unaids reuniram-se com a secretária Luiza Bairros, titular da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) na última quinta-feira (07), em busca de suporte para a campanha. “A ideia é utilizar o esporte e a cultura para fortalecer a ação de combate à Aids e unir o mundo contra a doença”, afirmou o oficial da Unaids, Djibril Diallo.
A parceria da secretaria com a Unaids, na área de saúde da população negra, já rendeu experiências produtivas, incluindo um seminário. De acordo com a ministra Luiza Barros, “essa é uma campanha muito importante e acho bem significativo ser lançada na Bahia”, afirmou a ministra. Luiza disse ainda que o vírus da Aids não reconhece pertencimento de classe social, nem racial, e que, portanto, as peças da campanha devem retratar toda a diversidade étnico-racial do País.
Campanha Proteja o Gol
A Campanha “Proteja o Gol” (Protect the Goal) tem por objetivo aumentar a consciência sobre o HIV e mobilizar os jovens a se comprometer a favor da prevenção. Globalmente, cerca de 4,6 milhões de jovens (15-24 anos de idade) estão vivendo com o HIV e cerca de 2.300 jovens são infectados a cada dia. Muitos jovens que vivem com o HIV e que poderiam receber o tratamento não têm acesso ao mesmo ou não conhecem o seu estado sorológico.
“Proteja o Gol” também destaca a necessidade de garantir que todos os 15 milhões de pessoas que poderiam receber antirretrovirais para salvar suas vidas tenham acesso ao mesmo até 2015, e já foi implementada na Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (CONCACAF) e na Copa das Nações Africanas em 2013.
A iniciativa brasileira é resultado da parceria entre o Unaids e o Ministério dos Esportes, Prefeitura de Salvador, Prefeitura de Manaus, Coordenação do Sistema ONU no Brasil, governo do Distrito Federal, Presidência da Associação Brasileira de Municípios, Comitê de Organização da Copa de 2014, Departamento de DST, AIDS e Hepatites do Ministério da Saúde e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.
Unaids
O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) é uma parceria inovadora que encoraja, mobiliza e apoia os países para alcançar o acesso universal à prevenção, tratamento e cuidados no que concerne ao HIV. Reúne os recursos do Secretariado do UNAIDS e de dez Organizações do Sistema ONU (as Agências Co-patrocinadoras) em esforços coordenados e especializados para unir o mundo contra a Aids.
Criado em 1994, por uma resolução do Conselho Econômico e Social da ONU (Ecosoc) e lançado em janeiro de 1996, o Unaids é guiado por uma Junta de Coordenação de Programas (PCB), com representantes de 22 governos de todas as regiões geográficas, além das Agências Co-patrocinadoras (Acnur, Banco Mundial, OIT, OMS, PMA, PNUD, Unesco, Unfpa, Unicef e Unodc) e do Secretariado do Unaids e cinco representantes de organizações não-governamentais, incluindo associações de pessoas vivendo com HIV.
Fontes
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
22/08/2013 15:33
Artigos Relacionados
Homenagem: Programa de Aids das Nações Unidas será homenageado na Assembléia Legislativa
Homenagem: Assembléia Legislativa de São Paulo homenageia o Programa de Aids das Nações Unidas
Homenagem: Assembléia Legislativa de São Paulo homenageia o Programa de Aids das Nações Unidas
Saúde: Empresas, sindicatos e entidades governamentais unem forças na luta contra a Aids
Governo repudia atentado contra comboio das Nações Unidas no Líbano
Simon destaca importância da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção