Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais será discutido na CE



A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) fará na quarta-feira (22) audiência pública a fim de avaliar o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). A intenção é levar ao conhecimento dos parlamentares demandas apresentadas ao senador Flávio Arns (PT-PR) por representantes da Coordenação Nacional de Entidades Estudantis.

As entidades contestam o Decreto 6.096/07, que institui a criação do Reuni - programa que expande a oferta de vagas em universidades federais. Conforme foi anunciado no ano passado pelo presidente da República, serão ofertadas 44 mil novas vagas em 2009. Os estudantes e setores estudantis, no entanto, pedem a revogação do decreto e questionam o repasse de verbas para o aumento de vagas nas universidades, sem que haja aplicação de recursos em outras questões consideradas prioritárias, como estruturação física das universidades e ampliação de corpo docente.

Além disso, os militantes do movimento contrário ao programa de expansão consideram inapropriada a criação, pelo programa, da formação generalizada em Bacharelados Interdisciplinares - modalidade de curso de graduação que se caracteriza por uma formação geral em quatro grandes áreas do conhecimento: Artes, Humanidades, Ciência e Tecnologia e Saúde.

Para tentar consolidar o movimento, os estudantes organizaram o Livro Cinza - Dossiê-denúncia das consequências do Reuni. A publicação reúne textos escritos por estudantes de diferentes universidades federais com experiências que se confrontam com a proposta de ampliação de vagas em universidades.

Foram convidados para a audiência a representante do Movimento Estudantil pela Revogação do Reuni e diretora de Esporte da União Nacional dos Estudantes (UNE), Carolina Pinho; o presidente da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e reitor da Universidade Federal de Pernambuco (IFPE), Amaro Henrique Pessoa Lins; a representante do movimento contra o Reuni e diretora de Assistência Estudantil da União dos Estudantes da Bahia (UEB), Maíra Gentil; e a secretária da Educação Superior do Ministério da Educação, Maria Paula Dallari Bucci.



17/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores debatem programa de expansão de universidades federais

Expansão de universidades federais é debatida na Comissão de Educação

Expansão de universidades federais duplica número de vagas em sete anos

José Pimentel elogia expansão de escolas técnicas e universidades federais

CE realizará audiência pública para avaliar expansão de universidades federais

PROJETO DOS PLANOS DE SAÚDE SERÁ DISCUTIDO QUARTA-FEIRA