José Pimentel elogia expansão de escolas técnicas e universidades federais




Em discurso no Plenário nesta quarta-feira (17), o senador José Pimentel (PT-CE) elogiou o plano do governo federal de expansão da rede de universidades federais e de escolas técnicas. O plano foi anunciado na terça (16) pela presidente da República, Dilma Rousseff.

O senador informou que a intenção do governo é criar quatro novas universidades federais, uma delas no Pará, o que para Pimentel é uma prova de que o governo não discrimina ninguém, já que o estado é governado pelo PSDB. José Pimentel lembrou que o Ceará vai receber uma universidade, no município de Juazeiro do Norte, e a Bahia vai receber as outras duas.

De acordo com o parlamentar cearense, o governo quer implantar mais 17 campi, e o Ceará vai receber cinco. Pimentel disse que o plano vai dar ênfase nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

O senador também elogiou a intenção do governo de expandir a rede de escolas técnicas. Para Pimentel, é uma forma de qualificar a mão de obra brasileira. O parlamentar disse que o Ceará vai receber seis escolas técnicas das 120 que o governo pretende implantar e acrescentou que todos os estados serão contemplados, independentemente do partido.

- Somos uma nação que sabe conviver com as diferenças e respeitar a vontade do eleitor brasileiro - afirmou.

O senador fez uma comparação entre os governos de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), de 1995 a 2002, e o de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de 2003 a 2010. Ele afirmou que FHC não criou uma "única universidade pública", enquanto Lula criou 14 e Dilma já está criando quatro.

Na década de 90, de acordo com o Senador, não houve concurso público para professores universitários e as universidades federais tinham média de 11 alunos por sala. Pimentel disse que, no governo Lula, a quantidade de professores dobrou, por conta dos concursos públicos, e a média de alunos subiu para 19. Além disso, para ele, o governo de FHC não incentivou as escolas técnicas, enquanto o governo Lula foi marcado por uma grande expansão.



17/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Crivella comemora expansão de escolas técnicas federais

Eunício comemora aprovação na CCJ de cotas em universidades e escolas técnicas federais

Projeto revoga lei que limita denominação das universidades e escolas técnicas federais

CCJ discute cotas para ingresso nas universidades e escolas técnicas federais

Paulo Paim elogia expansão de escolas técnicas e rede universitária federal

Senado aprova projetos que criam mais de 25 mil cargos em universidades e escolas técnicas federais