Programa de Aquisição de Alimentos é destaque mundial
Uma experiência brasileira tem ajudado a combater a fome na África. O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – que naquele continente foi batizado como Purchase from Africans to Africa (Compras dos Africanos para a África, em tradução livre) – já é modelo para cinco países, beneficiando 125 mil estudantes com alimentos produzidos por mais de 5 mil agricultores familiares.
Segundo levantamento do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que coordena o programa, 75 países da América Latina, Ásia e África demonstraram interesse em conhecer as políticas brasileiras de Segurança Alimentar e Nutricional nos últimos 10 anos. “A chave de sucesso é a parceria entre as organizações de agricultores e aquelas que recebem os alimentos, pois permite que o recurso fortaleça a agricultura familiar ao mesmo tempo que promove a segurança alimentar”, destaca o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Arnoldo de Campos.
O oficial de Políticas da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Adoniram Sanches Peraci, explica que o PAA tem duas grandes diferenças, se comparado às diversas políticas públicas existentes em outros países: “o vinculo com a política de compras públicas, na qual o Estado pode apoiar os mais excluídos neste importante momento de aprendizado de como se relacionar com o mercado; e o foco nas pessoas que estão superando a linha de pobreza.”
A chefe da Assessoria Internacional do MDS, Cláudia Maciel, além do PAA África, dos seminários internacionais e projetos de cooperação técnica com outros países, outra iniciativa merece destaque. “O Fundo Brasil/FAO para a América Latina e Caribe promove a cooperação internacional em programas de segurança alimentar e nutricional junto a 10 países da região: Bolívia, Peru, Paraguai, Equador, Colômbia, Nicarágua, Honduras, El Salvador, Guatemala e Antígua e Barbuda.”
PAA África
Iniciado em 2012, o projeto-piloto está no Senegal, em Moçambique, Níger, Malauí e na Etiópia com o apoio do governo brasileiro, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), do Programa Mundial de Alimentos (PMA) e do Departamento do Reino Unido para o Desenvolvimento Internacional. O financiamento da ação foi de US$4,5 milhões. Os principais produtos são: milho, arroz, feijão e milheto.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
16/10/2013 14:46
Artigos Relacionados
Programa de Aquisição de Alimentos
Programa de Aquisição de Alimentos paga R$ 7,5 milhões
Programa de Aquisição de Alimentos comemora dez anos
Fiscalização do Programa de Aquisição de Alimentos tem início
Programa de Aquisição de Alimentos será fiscalizado
Mais 14 municípios aderem ao Programa de Aquisição de Alimentos