Programa de capacitação do Brasil Sem Miséria abre 1,2 mil vagas em Cascavel (PR)



Beneficiários do Bolsa Família e inscritos no Cadastro Único já podem se inscrever em uma das 1.298 vagas dos cursos de capacitação profissional oferecidos pela prefeitura de Cascavel, no Paraná. A iniciativa é estratégia do Plano Brasil Sem Miséria, em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Ao todo, serão ofertados 26 cursos em diferentes áreas, com o objetivo de atender as principais demandas do mercado local. A gerente da Divisão de Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Assistência Social de Cascavel, Luzia Aguiar Soares, explica que foi feito um trabalho detalhado em todos os municípios da região de forma a atender a necessidade local e fortalecer a economia das cidades. 

De acordo com ela, mesmo sem data marcada para o encerramento das inscrições, a divulgação tem sido a principal estratégia da equipe. “Temos cursos que ocorrem ao longo de todo ano. Alguns só começam a partir do segundo semestre. Por essa razão, preferimos não estipular prazo final para inscrição. Ainda assim, estamos distribuindo folhetos nas casas, colando cartazes em ônibus, além de propagandas com carro de som, rádio e TV.”

O diretor de Inclusão Produtiva Urbana do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Luiz Müller, comunica que o exemplo de Cascavel é apenas um entre os diferentes municípios que têm aderido à parceria com o Plano Brasil Sem Miséria.

“Hoje, já chegamos a 187 municípios empenhados em capacitar a mão de obra local para atender a necessidade de seu município. Até o fim de 2012, a meta é abrir 230 mil vagas em todo o País”, afirma. “O Brasil tem hoje milhares de postos de trabalho que permanecem desocupados porque não há gente qualificada que possa ocupar a vaga. Vamos mapear essas áreas descobertas e providenciar essa cobertura o mais rápido possível. É bom para o empresário e bom para o aluno”, disse.

Inscrições

Para se inscrever em um dos cursos, os beneficiários do Bolsa Família ou inscritos no Cadastro Único deverão procurar uma das seis unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) em Cascavel. Os cursos são gratuitos e os participantes recebem, além do material didático, transporte e alimentação.

 

Fonte:
Brasil Sem Miséria



19/01/2012 19:45


Artigos Relacionados


Programa da Fiocruz e Brasil sem Miséria abre vagas

Cursos de capacitação do Brasil Sem Miséria terão 1 milhão de vagas até 2014, diz MDS

Pronatec abre vagas para público do Brasil Sem Miséria

Programa da Fiocruz e Brasil sem Miséria tem vagas

Curso de capacitação de técnicos do Brasil Sem Miséria é bem avaliado por participantes

Via Rápida Emprego abre 11 mil vagas em cursos de capacitação gratuitos