Programa de cooperação com a Bélgica aprova 12 projetos de pesquisa



A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), divulgou nesta sexta-feira (21) o resultado do edital nº 37/2010 – Capes/WBI – Projetos Conjuntos de Pesquisa. A iniciativa surgiu da cooperação entre Brasil e Bélgica, por meio da Wallonie-Bruxelles, e tem como objetivo apoiar o intercâmbio entre grupos de pesquisa brasileiros e belgas, nas especialidades de ciências biológicas e da saúde, agroindústria e engenharias (mecânica, transporte e logística, aeronáutica e espacial). 

Entre os benefícios estão missões de trabalho, missões de estudo e recursos de material de consumo. As missões de trabalho consistem no financiamento de viagens para docentes doutores da equipe, com duração de sete a 15 dias. As missões de estudo consistem na concessão de bolsas no exterior aos estudantes participantes dos projetos, nas modalidades doutorado-sanduíche e pós-doutorado. 

Para os recursos de material de consumo está prevista a concessão anual de até R$ 10 mil reais à equipe brasileira, para a execução do projeto, que serão geridos pelo coordenador da equipe. A critério da Capes, um ou mais coordenadores de projetos aprovados poderão ser convidados para organizar seminários, fóruns ou reuniões de trabalho, recebendo auxílio financeiro para isso. 

Mais informações por e-mail: [email protected] e na página do programa. 

 

Fonte:
Capes



24/02/2011 15:21


Artigos Relacionados


Programas de cooperação com a Alemanha aprovam 24 projetos de pesquisa

Convênio de cooperação apoia projetos de pesquisa científica no Brasil

São Paulo estabelece cooperação com 5º maior porto do mundo na Bélgica

Programa seleciona projetos para cooperação com Portugal

Programa de pesquisas em cooperação com o Canadá seleciona 11 projetos

Programa de cooperação Brasil-Alemanha seleciona 34 projetos