Programas de cooperação com a Alemanha aprovam 24 projetos de pesquisa



A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o resultado de dois programas de cooperação acadêmica com a Alemanha: Unibral e Probral. Ao total, foram aprovados 24 projetos de pesquisa, em diversas áreas do conhecimento, como bioquímica, direito e ciências da computação. Além disso, outros 13 projetos aprovados em 2010 foram prorrogados e continuarão suas atividades no próximo ano.

O programa Unibral I e II tem como objetivo estimular o intercâmbio de estudantes de graduação e docentes, a aproximação curricular de instituições de ensino superior (IES) brasileiras e alemãs e o reconhecimento mútuo de créditos. O programa Probral, por sua vez, apóia o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa brasileiros e alemães e visa a formação de recursos humanos.

O início das atividades dos projetos de ambos os programas está previsto para março de 2012. Os projetos selecionados receberão recursos de custeio e apoio para missões de trabalho e de estudo, de acordo com o edital de cada programa.

Acesse o resultado do Probral e do Unibral I e II. Confira os pedidos de prorrogação aprovados do Probral e do Unibral.

 

Fonte:
Capes



25/11/2011 15:48


Artigos Relacionados


Parcerias com a Alemanha aprovam 26 projetos de pesquisa

Programa de cooperação Brasil-Alemanha seleciona 34 projetos

Brasil e Argentina aprovam 18 projetos de cooperação acadêmica

Brasil e Alemanha firmam parceria em projetos de pesquisa

Programa de cooperação com a Bélgica aprova 12 projetos de pesquisa

Convênio de cooperação apoia projetos de pesquisa científica no Brasil