Programa de educação em saúde para crianças quer prevenir doenças ortopédicas
O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) lançou, nesta terça-feira (1), o programa Fortalecer, iniciativa de educação em saúde que tem por objetivo prevenir a ocorrência de doenças crônicas e ortopédicas a partir da infância. A proposta é estimular crianças a levarem uma vida mais saudável a fim de diminuir a incidência de doenças, principalmente a osteoporose, que leva a fraturas ósseas e à sobrecarga dos serviços ortopédicos e do Sistema Público de Saúde (SUS).
De acordo com a idealizadora do programa, a pediatra Germana Bahr, a osteoporose deve ser prevenida desde a infância. “As crianças de hoje são sedentárias, dependentes dos jogos eletrônicos, não brincam mais na rua, não dormem o suficiente e cada vez se alimentam pior. Está na hora de falarmos seriamente em prevenção de doenças, principalmente considerando que estas crianças tem expectativa de vida de 100 anos”.
O projeto se baseia no próprio conceito da palavra Ortopedia, que deriva de ORTO = reto e PEDIA= criança, representando uma ciência que visa promover o crescimento saudável das crianças. Está estruturado em dez áreas de atuação, denominadas mandamentos, que abordam a importância da prática de exercícios físicos, de se alimentar bem, de se expor ao sol, de dormir bem e da prevenção dos riscos. Também trabalha a importância do otimismo para a melhoria da qualidade de vida, o respeito ao meio ambiente e à diversidade, promovendo a inclusão de deficientes físicos, uma parte representativa da população atendida no instituto.
Toda a comunicação com as crianças é feita através de seis personagens que formam a chamada Turma do Valente, ilustrada em estórias educativas, filmes, cartilhas, peças de teatro e também disponível no site.
Com a proximidade da Copa do Mundo em 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos em 2016, uma atenção especial será dispensada ao esporte, à preparação física, à qualidade de vida e à capacidade de superação. O Fortalecer também está alinhado com o movimento “Rio 2016”, que visa deixar um legado cultural para a cidade do Rio de Janeiro.
Fonte:
01/10/2013 18:10
Artigos Relacionados
Inverno exige cuidados com a saúde para prevenir 'doenças do frio'
Inverno exige cuidados com a saúde para prevenir 'doenças do frio'
Saúde: Idosos têm 3 dias para prevenir doenças, passar por exames e se divertir gratuitamente
Ângela Portela quer prevenir uso indevido de psicofármacos por crianças e adolescentes
MS libera R$ 15,6 mi para prevenir incidência de doenças
Dicas de higiene são apresentadas para prevenir doenças respiratórias