Programa de incentivo à leitura Leia Mais, Seja Mais é lançando
Ministério da Cultura e Fundação Biblioteca Nacional lançam campanha de incentivo à leitura na TV, rádio e internet
“Um País rico é um País de leitores”. A frase da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, sintetiza o espírito da campanha ‘Leia Mais, Seja Mais’, coordenada pelo Ministério da Cultura (MinC) e a Fundação Biblioteca Nacional (FBN). A segunda etapa da campanha foi lançada nesta quinta-feira (2)e será veiculada, em todo País, por emissoras de rádio e televisão e pela internet, até o final deste mês.
Com custo de R$ 4 milhões, esta etapa terá também a veiculação de comerciais mostrando a leitura como atividade prazerosa. As peças publicitárias serão exibidas em emissoras de televisão e rádio comerciais e públicas até o fim de agosto. Na primeira etapa, foram veiculados anúncios em 74 revistas e jornais.
A meta é estimular a leitura principalmente, entre as famílias das classes C, D e E, que concentram cerca de 40% da população e a maioria dos não leitores no país, segundo levantamento do Instituto Pró-Livro, divulgado em março. Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, o País tem hoje tem hoje 50% de leitores (pessoas que leram pelo menos um livro nos últimos três meses, inteiro ou em partes.)
Para atingir o público da campanha, os comerciais vão passar em horário nobre (período das 18h às 24h), mas não tem a intenção de disputar o público das novelas, assegurou a ministra Ana de Hollanda. Para ela, "a ideia é chamar atenção para a delícia de ler" e fazer com que os brasileiros incluam esse hábito no seu cotidiano.
"Durante o translado entre o trabalho e local de moradia, que pode levar cerca uma, duas, até três horas, o cidadão pode puxar um livro no ônibus, no metrô. Muita gente já faz isso. Não dá para ter televisão, nesses casos, mas um livro, sim", disse a ministra. Segundo ela, dessa forma a viagem fica mais rápida e agradável .
A campanha também chega à internet e às redes sociais. O usuário será incentivado a incluir a capa do seu livro favorito na imagem do perfil do Facebook, por exemplo.
Outra novidade da campanha são as gravações de espera telefônica. A partir de agora, quem ligar para o MinC vai ouvir, enquanto aguarda atendimento, trechos de poesias e prosa de escritores de língua portuguesa , declamados pelos atores Murilo Grossi e Rosana Viegas.
"Está tudo à disposição, gratuito e sem custos", disse o coordenador da campanha e presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim. Existe a sugestão de incentivar o uso das mensagens por empresas de telemarketing.
A Leia Mais, Seja Mais integra o Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL), uma iniciativa de R$ 373 milhões que conta com apoio de vários órgãos de governo e inclui cerca de 40 projetos para a cadeia produtiva do livro, bibliotecas e incentivo à leitura.
Ações do PNLL
A campanha ‘Leia Mais, Seja Mais’ é um dos destaques das 40 ações do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) previstas para este ano, com orçamento total de R$ 373 milhões.
O presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, fez um resumo das atividades programadas, ressaltando que em 2004 o PNLL recebia apenas R$ 5 milhões por ano.
Para 2012, o PNLL destinará R$ 254,6 milhões a ações de democratização do acesso à leitura, beneficiando duas mil bibliotecas em todo o país. Esta rubrica inclui também a construção de 400 novas bibliotecas, entre elas as programadas nas obras das Praças dos Esportes e da Cultura (PECs).
O plano prevê também R$ 56,1 milhões para as ações de fomento à leitura e formação de mediadores de leitura. Está prevista a formação de 4 mil agentes de leitura .
O fomento à cadeia criativa e produtiva do livro deve receber R$ 54,9 milhões. Só este ano, o PNLL vai ajudar a promover a realização de 200 feiras e festivais do livro em todo o país, o que representa um crescimento de cerca de 170% em relação ao ano passado, quando foram realizados 75 eventos.Haverá também ações de apoio a livreiros independentes.
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Fonte:
Agência Brasil
03/08/2012 18:03
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