Programa de inserção social da juventude é tema de debate no Interlegis



A Secretaria Nacional de Assistência Social realiza na tarde desta sexta-feira, na sede do Interlegis, um evento com coordenadores estaduais do projeto "Agente Jovem de desenvolvimento Social e Humano". O objetivo é debater a importância desses agentes, buscar soluções para os problemas dos municípios e discutir a política nacional para a juventude. A reunião será transmitida por videoconferência para as Assembléias Legislativas pelo Portal Interlegis, ao vivo.

O Programa Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano, criado pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, é uma ação de assistência social destinada a jovens entre 15 e 17 anos que estejam fora da escola. O Ministério destina uma bolsa no valor de R$ 65,00 aos participantes.

O projeto visa promover condições para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema de ensino; promover sua integração à família, à comunidade e à sociedade; desenvolver ações que preparem o jovem para atuar como agente de transformação e desenvolvimento de sua comunidade; contribuir para a diminuição dos índices de violência, uso de drogas, DSTs e Aids e gravidez não planejada, e desenvolver ações que facilitem sua integração e interação, para quando estiver inserido no mercado de trabalho.

 Além disso, o programa deve integrar jovens que estejam envolvidos em situações de crime ou contravenção e jovens oriundos de Programas de atendimento à exploração sexual de menores. Dez por cento das vagas de cada município são necessariamente destinadas a adolescentes portadores de algum tipo de deficiência.



01/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ações públicas de juventude será tema de debate

Responsabilidade social é tema de programa na TV Senado

Redução da desigualdade social é tema de debate no Senado

Compras públicas e transformação social é tema de debate em congresso de informática

Fundo de pensão Aerus é tema de debate da Subcomissão em Defesa da Previdência Social

COMBATE À CORRUPÇÃO É O TEMA DO PROGRAMA "DEBATE"