Redução da desigualdade social é tema de debate no Senado
A queda na redução da desigualdade social no Brasil nos últimos anos cinco anos foi debatida pelos senadores da base governista no Senado nesta quarta-feira (9). A reunião, que faz parte de um ciclo de debates com ênfase em temas estratégicos da conjuntura nacional, tem como mote os principais pontos do livro Desigualdade de Renda no Brasil, publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Na exposição do debatedor e economista Ricardo Paes de Barros, foram discutidos os resultados de pesquisa recentemente divulgada pelo Ipea, que utilizou o índice Gini para aferir a queda na desigualdade social no país de 2001 a 2005. O estudo, mostrado em gráfico, demonstra que a desigualdade declinou 4,6% no período, passando de 0,594, em 2001, para 0,566 em 2005.
Um dos fatores de redução da desigualdade de renda no governo Luiz Inácio Lula da Silva, apontou o expositor, foram os programas de transferência de renda agrupados no Bolsa Família, que teriam sido responsáveis por uma queda de 21% na desigualdade entre 1995 e 2004.
Participaram da reunião vários senadores, entre eles, Eduardo Suplicy (PT-SP), Ideli Salvatti (PT-SC), Serys Slhessarenko (PT-MT), Paulo Paim (PT-RS), Marcelo Crivella (PR-RJ), Francisco Dornelles (PP-RJ), Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), Delcídio Amaral (PT-MS), Renato Casagrande (PSB-ES), Flávio Arns (PT-PR) e Augusto Botelho (PT-RR).
09/05/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ipea debate redução da desigualdade social na quarta-feira
Eduardo Braga comemora redução da desigualdade social no Brasil
Renan Calheiros aplaude redução de desigualdade social no Brasil
Ideli comemora resultados de pesquisas que apontam redução da desigualdade social
Faltam políticas públicas no setor de infraestrutura para redução da desigualdade social, dizem pesquisadores
Tião Viana cita estudo que destaca a redução da desigualdade social pelo Bolsa Família