Programa de pós-graduação da Capes seleciona 126 bolsistas



O resultado do edital do Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) foi divulgado nesta quinta-feira (29). O programa é fruto de parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), por intermédio do Departamento Cultural (DC).

O grupo de supervisão do PEC-PG, com o auxílio de consultores de diversas áreas do conhecimento, aprovou 121 candidaturas a bolsas de doutorado, acrescidas de cinco candidaturas de mestrado oriundas de Timor-Leste e Haiti, totalizando 126 candidaturas a serem apoiadas pela Capes. O benefício mensal terá duração de até 24 meses, no caso de mestrado, e até 48 meses no caso de doutorado.

O PEC-PG tem o objetivo de formar recursos humanos, possibilitando que cidadãos oriundos de países em desenvolvimento realizem estudos em programas de pós-graduação de instituições de ensino superior (IES) brasileiras. O processo de seleção prioriza candidatos no âmbito de programas nacionais de desenvolvimento sócio-econômico acordados entre o Brasil e os países interessados.

Na Capes, o programa é coordenado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI).

 

Fonte:
Capes



30/12/2011 14:08


Artigos Relacionados


Capes seleciona bolsistas para intercâmbio no Uruguai

Capes seleciona professores bolsistas para ensinar Língua Portuguesa nos EUA

Capes e Embrapa iniciam programa que oferece 120 bolsas de pós-graduação

Ciência Sem Fronteiras prepara novos bolsistas de graduação

Capes e Fulbright selecionam bolsistas para estágio de doutorado nos EUA

Projeto sobre desigualdade racial seleciona bolsistas