Ciência Sem Fronteiras prepara novos bolsistas de graduação
O Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) realizou, nesta quinta-feira (21), o III Evento Preparatório da Viagem dos Bolsistas de graduação sanduíche. O evento ocorreu no auditório da sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília (DF), com a participação da diretora de Cooperação Institucional do CNPq, Liane Hentschke, além de representantes do Itamaraty e de consulados e embaixadas da Nova Zelândia, Reino Unido, Coreia do Sul, Austrália, Canadá e Finlândia.
O objetivo desses encontros é reunir os bolsistas de graduação sanduíche aprovados na última chamada aberta pelo Programa, que contempla os países Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Reino Unido, Canadá, Austrália, Finlândia e Nova Zelândia, e informar aspectos relevantes da mobilidade acadêmica e da estadia de estudos no exterior. Os novos bolsistas embarcam para o exterior ainda no fim deste ano e começam suas atividades em janeiro de 2014 no respectivo país de destino.
Obtenção do passaporte e do visto; contratação do seguro saúde; informações antes da ida (possibilidades de alojamento, custo de vida e como viver com os recursos disponíveis); Cartilha do CsF; e aspectos relacionados ao recebimento de bolsa mensal, passagem de retorno são alguns dos assuntos que serão tratados durante o evento preparatório.
Haverá também apresentação de blogs de ex-bolsistas com a narração de suas experiências de estudo no exterior, além da discussão sobre como lidar com uma nova cultura e a distância da família e dos amigos. Ao final, será aberto um espaço para dúvidas e questionamentos por parte dos bolsistas presentes.
O evento contará com transmissão ao vivo pela internet por meio de link que poderá ser acessado na página principal do Portal Ciência sem Fronteiras.
Fonte:
Ciência sem Fronteiras
21/11/2013 17:11
Artigos Relacionados
CNPq recebe novos bolsistas do Ciência sem Fronteiras
Novos bolsistas do Ciência sem Fronteiras recebem orientação
Ciência Sem Fronteiras leva bolsistas à Nasa
Canadá recebe bolsistas brasileiros do Ciência sem Fronteiras
Bolsistas do Ciência sem Fronteiras farão estágio em multinacionais
Programa Ciência sem Fronteiras levará bolsistas para Itália