Programa do Pará é referência na erradicação do sub-registro no País



O Programa Balcão de Direitos, da Defensoria Pública do Pará, realizou neste ano mais de 130 mil atendimentos no estado com o objetivo de garantir cidadania à população mais carente. O programa foi o vencedor da categoria ‘Santa Quitéria do Maranhão’, da 17ª edição do Prêmio de Direitos Humanos, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). A categoria premia instituições que desenvolvem reconhecidas ações voltadas à erradicação do sub-registro civil no País.

“Estima-se que o Pará tenha um número muito alto de pessoas não registradas e não documentadas. O trabalho da Defensoria Pública, em especial a parceria durante a Operação Xingu, é de suma importância para conseguirmos alcançar os resultados,” explica a coordenadora-geral de Promoção do Registro Civil de Nascimento da SDH, Beatriz Garrido.

As ações do Programa Balcão de Direitos consistem em oferecer gratuitamente a emissão de documentos e assistência jurídica à população de baixa renda, com o objetivo de combater o sub-registro civil de nascimento e contribuir para a redução dos conflitos sociais no Pará. Entre as prioridades do programa estão a garantia de direitos a grupos minoritários, como os indígenas, quilombolas e ribeirinhos.

 

Fonte:
Secretaria de Direitos Humanos



01/12/2011 12:18


Artigos Relacionados


Brasil é referência em programa da ONU sobre erradicação da miséria

Wellington Dias avalia positivamente ações para a erradicação da miséria no país

Adiada audiência sobre programa do governo para erradicação da pobreza extrema

País já é referência em políticas sociais para o desenvolvimento

Polícia Comunitária paulista é referência para o País

Aloízio Mercadante: 'Ele é uma referência obrigatória para o futuro político do País.'