Programa habitacional entrega casas sustentáveis no Rio Grande do Sul
A tecnologia utilizada na construção garante custo menor e menos impactos ao meio ambiente
A cidade de Pelotas (RS) é a primeira a possuir moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) com a tecnologia sustentável Wood Frame. As 208 unidades localizadas no Residencial Haragano foram construídas com tecnologia que garante redução nos custos da obra e no tempo de execução, além de gerar menos impacto ambiental. Os empreendimentos são financiados pelo governo federal, por meio da Caixa Econômica Federal.
As unidades do Residencial Haragano, de 44m² cada, foram construídas em cinco meses de obra, em uma média de 2,5 casas por dia. Cada unidade saiu por apenas R$ 27 mil. As novas moradias estão sendo construídas com um valor 10% inferior ao custo de uma casa tradicional, de alvenaria. Somente nesta obra, a construtora reduziu, em mais de uma tonelada, a emissão de gás carbônico, o que representa uma diminuição de 80%.
O empreendimento será entregue ainda neste semestre. A CAIXA emitiu autorização para a construção de até 500 novas unidades habitacionais com essa tecnologia. A expectativa agora, considerando futuras autorizações para o sistema, é que entre 2.000 e 4.000 casas do PMCMV sejam construídas nesse modelo.
Tecnologia
A tecnologia Wood Frame surgiu nos Estados Unidos e é bastante utilizada na Europa e América do Norte. Consiste na utilização da madeira de reflorestamento, tratada e transformada, por processo industrial, em placas pré-moldadas. No Brasil, esse processo industrial é executado em Curitiba (PR).
10/05/2013 12:06
Artigos Relacionados
CDHU: Companhia de Desenvolvimento Habitacional entrega casas em Novo Horizonte
Mais de 400 famílias do Paraná recebem casas de programa habitacional
PF investiga corrupção em programa habitacional no Rio Grande do Sul
(Flash) - Programa habitacional do governo paulista beneficia famílias que perderam casas com as for
Programa habitacional entrega 597 moradias na Paraíba
Programa habitacional entrega 1.080 residências no Pará