Programa Inclusão da TV Senado esclarece sobre Mal de Alzheimer



A doença de Alzheimer é o tema do programa Inclusão deste final de semana. O programa vai mostrar exemplos de pacientes com Alzheimer que estão conseguindo retardar os efeitos da doença graças ao diagnóstico precoce e ao apoio da família. O Inclusão vai exibir depoimentos de especialistas que alertam sobre a necessidade de o idoso procurar ajuda médica imediata assim que aparecerem os sintomas. O programa Inclusão vai ao ar no sábado (23) às 11h30 e às 22h30 e no domingo (24) às 9h e às 16h30, na TV Senado.

A doença conhecida como Mal de Alzheimer é uma enfermidade neurodegenerativa que leva à demência (com perda da memória), atinge as pessoas com idade mais avançada e não tem cura. A pessoa portadora de Alzheimer fica cada vez mais debilitada e precisa da ajuda dos familiares até mesmo para realizar rotinas básicas, como a higiene pessoal e a alimentação, causando um forte impacto na vida do paciente e de sua família.

Segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), no Brasil existem mais de 15 milhões de pessoas acima de 60 anos - desse total, quase um milhão já desenvolveu a doença. O diagnóstico do Mal de Alzheimer só é possível com a realização de vários exames, entre eles a ressonância magnética do cérebro, mas sintomas como o esquecimento e as falhas de memória podem ser considerados indícios da doença.

O Inclusão também vai mostrar o funcionamento do Centro de Medicina do Idoso do Hospital Universitário de Brasília (HUB) que é referência nacional no atendimento a pacientes com Alzheimer. A troca de experiências entre familiares e assistentes dos enfermos para obter mais informações sobre a doença e dicas de como conviver melhor com o paciente de Alzheimer também serão temas do programa.

No programa Inclusão, estarão presentes o presidente da Associação Brasileira de Alzheimer, Marcelo Basílio; o gerontólogo do Hospital Universitário de Brasília Einstein de Camargos; o especialista em geriatria do Hospital Regional do Guará Dr. Carlos Frottine e a atriz Irene Ravache, que dará depoimento sobre a convivência com sua mãe, portadora do Mal de Alzheimer.



19/09/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Palestra na USP esclarece sobre Mal de Alzheimer

Programa esclarece dúvidas de gestores e população sobre combate à desnutrição

Fazenda esclarece dúvidas sobre o programa Nota Fiscal Paulista

Obesidade é tema do programa 'Inclusão' da TV Senado

Programa Inclusão, da TV Senado, é finalista em concurso

Incentivo à leitura é tema do programa Inclusão, da TV Senado