Programa Inclusão mostra cotidiano em retiro de artistas
Instalado no bairro de Jacarepaguá, e sob a presidência do ator Stepan Nercessian, o retiro dos artistas - como ficou conhecida a casa - é hoje um pólo cultural que integra as novas gerações a um passado que está ali representado. "É a história viva da arte brasileira", segundo Nercessian. Sob o título de "Retiro dos Artistas, a casa das artes", o programa registra o trabalho iniciado pelo ator Leopoldo Fróes, artista e empresário conhecido no início do século XX. Ele idealizou e criou o abrigo inspirado em instituição francesa que acolhia artistas desempregados ou em final de carreira.
O Inclusão aborda a história da casa em entrevistas e reportagens, com atores como Nicete Bruno, Paulo Goulart e o próprio Nercessian. O programa mostra que hoje o retiro congrega a categoria em cursos e apresentações de espetáculos e reúne em torno de suas atividades uma legião de adeptos que auxiliam a manutenção da casa. Os entrevistados testemunham que a ajuda financeira e material, em geral, é muito importante, mas que as visitas do público são imprescindíveis para os quase 50 idosos do abrigo. Segundo eles, o que importa para esses artistas do passado, hoje, é ter alguém para quem contar suas histórias.
O programa estréia neste sábado (21), às 11h30, com reprise às 22h30. No domingo (22), o Inclusão vai ao ar às 9h e às 16h30. Para saber mais sobre o "Retiro dos Artistas, a casa das artes" basta acessar www.senado.gov.br/tv.
20/10/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
"Alvorada para a Vida" mostra o cotidiano de PMs no CEU São Mateus
Programa da TV Senado mostra ação do esporte na inclusão social
Memorial da Inclusão apresenta exposição feita por artistas com distrofia muscular
Aguardam inclusão no Livro nomes de soldados, artistas, políticos e intelectuais
Mostra de fotografias revela artistas promissores
Memorial da Inclusão abre espaço temporário para artistas que trabalhem com arte inclusiva