Programa leva cidadania a mulheres de Santa Catarina



Mais do que a emissão de documentos, o Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR) leva cidadania para as mulheres do campo. Neste final de semana (dias 23 e 24) os municípios catarinenses de Leblon Régis e Calmon recebem o mutirão que fornecerá, além da emissão gratuita de documentos civis e jurídicos, a inserção no Cadastro Único (CadÚnico). 

A ação é organizada pela Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em parceria com as prefeituras municipais. Segundo a coordenadora do programa em Santa Catarina, Adriana Germano, a intenção é que, pelo menos, 10% das mulheres de cada município sejam atendidas. “A meta é que sejam atendidas em torno de 800 pessoas em Leblon Régis. Em Calmon a expectativa é ainda maior”, destaca. 

Para a coordenadora nacional do programa, Layla Torres, os mutirões são a porta de entrada para as políticas públicas. “Depois de documentadas elas passam a acessar todos os benefícios, dar entrada em programas do governo e acessar crédito que, sem esses documentos, não conseguiriam”, afirma. 

Em relação aos municípios atendidos neste final de semana, Adriana Germano, destaca que eles estão entre os primeiros com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) a receberem o mutirão no estado. “Esse programa está sendo realizado com o foco de atender pessoas que não têm acessibilidade, municípios basicamente rurais com a maioria de pessoas morando na área rural, o que é o caso desses municípios”, explica Adriana. 

Documentos 
O mutirão emite desde certidão de nascimento, carteira de identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) a documentos jurídicos como a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). 

Serviço 
Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural 

Leblon Régis 
Data: 23/11 (sábado) 
Local: Escola Municipal João Carneiro 

Calmon 
Data: 24/11 (domingo) 
Local: Escola Municipal Nossa Senhora de Lourdes 

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário



22/11/2013 18:23


Artigos Relacionados


Programa leva ações de cidadania a reeducandas de penitenciária feminina

Empresa de Santa Catarina contrata o programa Inovacred

Santa Catarina irá iniciar ações do programa Crack, é possível vencer

BNDES financia programa de R$ 512,5 milhões para investimentos em Santa Catarina

Programa de investimento chega a Santa Catarina com recursos no valor de R$ 611 milhões

Santa Catarina inicia ações do Programa Crack, é possível vencer