Programa Mais Médicos divulga lista de participantes



Um total de 938 médicos confirmaram participação na primeira chamada do programa, atendendo a 404 cidades. O número equivale a 6% da demanda dos municípios, que apontaram a necessidade de 15.460 médicos


O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (6), a lista de profissionais brasileiros que confirmaram a participação na primeira chamada do Programa Mais Médicos e os municípios autorizados a receber as ações do programa. A maioria deles (51,8%) atuará nas periferias de capitais e regiões metropolitanas e os 48,1% restantes em municípios do interior de alta vulnerabilidade social, totalizando 404 cidades atendidas nesta chamada. Os números apontam as vagas preenchidas representam o equivalente a 6% da demanda do País.

“Tivemos a confirmação de 1.000 médicos em quinze dias de seleção. Esse é apenas o início do programa, o processo continua aberto e usaremos de todas as estratégias para suprir as mais de 15 mil vagas apontadas pelos municípios”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que ressaltou ainda o maior interesse dos profissionais pelas regiões metropolitanas e cidades próximas ao litoral. “Chama atenção, nesta etapa, a alta concentração de médicos inscritos em apenas 400 municípios com esse perfil”, destacou.

Para o presidente da Associação Brasileira de Municípios, Eduardo Pereira, o fundamental é atender os municípios que precisam de médicos, defendendo, inclusive, a realização de acordos coletivos entre governo ou com universidades para atração de um número maior de profissionais para o atendimento de toda demanda.

Os 938 médicos que assinaram o termo de compromisso para participação no programa representam 6% dos 16.530 profissionais com registro profissional do Brasil que haviam se cadastrado inicialmente no sistema do Mais Médicos. O Ministério da Saúde anunciou que dará mais uma oportunidade aos médicos brasileiros que chegaram a selecionar municípios, mas que não homologaram sua participação.

Este grupo terá até quinta-feira (8) para novamente indicar as seis opções de cidades que desejam atuar, em ordem de preferência e de acordo com as regiões prioritárias do programa. A nova lista será publicada no próximo sábado (10). A próxima chamada de médicos e municípios começa no dia 15 de agosto.

“Com isso, estamos abrindo uma nova possibilidade para que os candidatos brasileiros que não foram alocados possam fazer outra escolha de município e participar do programa”, afirmou o secretário de Gestão da Educação e do Trabalho em Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales.

 

Perfil