Médicos realizam ato no Congresso contra o programa 'Mais Médicos' do governo federal
Como parte das manifestações contra o Programa Mais Médicos e contra os vetos presidenciais à Lei do Ato Médico, vários profissionais e associações do setor realizam neste momento um ato público no Congresso Nacional. Entre os parlamentares que participam da manifestação, está a senadora Ana Amélia (PP-RS), que apoia os protestos. O evento acontece no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.
Os médicos que participam das manifestações pedem que os parlamentares rejeitem a medida provisória que cria o programa mais médicos (MP 621/2013). Entre as várias críticas que fazem ao programa, está a possibilidade de médicos estrangeiros trabalharem no país sem passar pelo Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida). O governo estuda a possibilidade de trazer profissionais do exterior, temporariamente, para o atendimento de regiões carentes sob alegação de que há muita dificuldade para convencer médicos brasileiros a trabalharem nesses locais.
Os médicos também querem que o Congresso derrube os vetos parciais da presidente Dilma Rousseff à Lei 12.842/2013, mais conhecida como Lei do Ato Médico, que regulamenta a atividade no país. Entre os itens vetados, está o que permitia somente aos médicos formular diagnósticos e fazer a respectiva prescrição terapêutica. Esses vetos podem ser analisados - e votados - pelo Congresso na reunião marcada para o dia 20 deste mês.
08/08/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Suplicy elogia programa Mais Médicos do governo federal
Renan Calheiros recebe abaixo-assinado contra MP que cria programa Mais Médicos
Queremos atingir 13 mil médicos pelo Mais Médicos até abril de 2014, diz Dilma
Ministro acompanha partida de médicos da segunda fase do programa federal
Governo Federal recepciona médicos no Rio Grande do Sul
Alvaro Dias diz que Conselho Federal de Medicina é contra a contratação de médicos cubanos