Programa Município Verde Azul premia cidades com melhores cuidados ambientais



Todos os municípios do Estado foram avaliados e 134 alcançaram nota superior a 80

00:00 / 00:00

Em cerimônia no Auditório Ulysses Guimarães, no Palácio dos Bandeirantes, representantes de diversos municípios do Estado de São Paulo aguardavam pelo resultado do Programa Município Verde Azul, que avaliou o desempenho ambiental de cada município em dez diretivas: esgoto tratado, lixo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente.

Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook 

Antes da entrega dos prêmios, o governador Geraldo Alckmin disse em seu discurso que o Município Verde Azul é um sucesso. "Estabelece metas muito objetivas de saneamento básico, destino final do lixo e qualidade das águas. Hoje defender o meio ambiente é muito importante. O Município Verde Azul não é imediatista, ele é generoso pra preparar para as novas gerações uma melhor qualidade de vida", afirmou.

Os 645 municípios de São Paulo são avaliados pelas ações promovidas na agenda ambiental e neste ano de 2012, quinta edição do Programa, 134 municípios alcançaram nota igual ou superior a 80. As cidades que conquistaram as três melhores posições foram Botucatu em primeiro (97,26), Sorocaba em segundo (97,21) e Araraquara em terceiro (95,51).

O certificado de Município Verde Azul garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos junto ao Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição - FECOP. Em 2011, os 50 primeiros mais bem colocados receberam recursos para compra de equipamentos. "A partir de janeiro já vamos chamar, não só os primeiros colocados, mas os municípios que mais aumentaram sua nota em 2012 em relação a 2011", anunciou o secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, ao divulgar os vencedores.

Prêmio Franco Montoro

A Secretaria do Meio Ambiente também manteve a premiação inaugurada na edição anterior, o Prêmio Franco Montoro, que avalia os 19 municípios melhores colocados em suas bacias hidrográficas. No ranking estiveram o município de Rinópolis, pela bacia Aguapeí (nota 92,32), o município de Taquarituba, pela bacia Alto Paranapanema (nota 94,01) e o município de Ribeirão Pires, pela bacia Alto Tietê (nota 88,73).



12/18/2012


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro elogia Programa Município Verde, do governo do PA

SP premia as melhores práticas de gestão

Capes premia melhores teses de doutorado de 2008

Mostra 'Nós na tela' premia três melhores curtas do evento em SP

Meio Ambiente premia melhores práticas na administração pública

6º Encontro de Facilitadores do Time do Emprego premia melhores resultados