Programa organiza turmas de alfabetização no Ceará



No Ceará, estão sendo formadas novas turmas do programa Pescando Letras, de alfabetização de adultos e jovens acima dos 15 anos das comunidades pesqueiras. O projeto está sendo possível graças à parceria entre o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e a Secretaria de Educação do Estado, que promoveram um curso, de 40 horas, para a formação de 40 coordenadores de turma e 220 alfabetizadores para o programa.

A meta do Pescando Letras no Ceará, a partir deste mês, é a alfabetização de três mil pessoas das comunidades pesqueiras. Os alfabetizadores são geralmente pessoas dessas mesmas comunidades, o que facilita o relacionamento com os alunos.

“O Programa Pescando Letras garante o direito de acesso à alfabetização aos trabalhadores da pesca, que não tiveram a oportunidade de aprender durante a idade escolar”, recorda o secretário de Planejamento e Ordenamento da Pesca do MPA, Flávio Bezerra, que prestigiou a solenidade de abertura do curso de formação, no início deste mês.

A meta do Ministério é alfabetizar ao todo 80 mil pescadores até 2015, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, que reúnem uma parte significativa dos pescadores brasileiros.

Tempo de aprender

Criado há uma década, após a 1ª Conferência Nacional de Aquicultura e Pesca, o Pescando Letras já beneficiou 190 mil pescadores.O secretário Flávio Bezerra recorda que o Pescando Letras é  uma vertente do Programa Brasil Alfabetizado, do Ministério da Educação.  O diferencial é levar em conta a realidade das comunidades pesqueiras.“O programa chega aos lugares onde os pescadores vivem e ensina quando eles têm mais tempo para frequentar as aulas, em especial durante o período de defesa/piracema”, diz.

Neste período, os pescadores não trabalham para garantir a reprodução das espécies e a manutenção dos estoques pesqueiros, em benefício dos próprios pescadores.A alfabetização dura em média entre seis e oito meses. A adesão ao Programa é realizada por meio das secretarias estaduais ou municipais (prefeituras) de educação no site http://brasilalfabetizado.fnde.gov.br.

Após a adesão, a comunidade deve preencher formulário e enviá-lo diretamente para as secretarias de educação estaduais ou municipais (prefeituras), ou encaminhar a solicitação às Superintendências Federais de Pesca e Aquicultura, que representam o MPA nos estados.

Nas fotos, a abertura do curso de formação de coordenadores e alfabetizadores no Ceará. Em destaque, no evento, o secretário de Planejamento e Ordenamento da Pesca do MPA, Flávio Bezerra.

Fonte:

Ministério da Pesca



28/10/2013 12:21


Artigos Relacionados


CopaMais abre inscrições para novas turmas no Ceará

Programa Time do Emprego abre novas turmas em três cidades

CAE vota programa de alfabetização nas empresas

CAE vota programa de alfabetização em empresas

Crivella aplaude programa de alfabetização de adultos

Nordeste é prioridade em programa de alfabetização, diz secretário