Programa Viva Japão é um dos mais visitados
O Programa que ocupou uma sala de exposição e um auditório do Palácio das Convenções e recebeu cerca de 25 mil pessoas
Durante as comemorações oficiais do centenário da imigração japonesa no Brasil, que se realizaram no Palácio das Convenções do Anhembi e Sambódromo, nos dias 20, 21 e 22 de junho, a Secretaria da Educação teve a oportunidade de mostrar ao público as realizações do Programa Viva Japão.
O Programa, que chamou a atenção do príncipe japonês e que o levou a se convidar para visitar uma das escolas da Rede de Ensino do Estado (EE Cidade de Hiroshima), ocupou uma sala de exposição e um auditório do Palácio das Convenções e recebeu cerca de 25 mil pessoas nesses três dias.
Houve fila para entrar na sala devido à lotação. “Teve um momento que, ao sair da sala, nem eu mesma consegui retornar”, afirmou uma das voluntárias do PVJ.
Mas, a impressão de satisfação estampada nos rostos dos visitantes, impressionados pelos trabalhos realizados pelos alunos, principalmente porque quase 100% deles eram não descendentes, foi o fato marcante. E isso, tanto de visitantes nikkeis e não nikkeis! Sem contar que “...não acredito que sejam alunos de escola pública!”, foi também uma manifestação ouvida, algumas vezes, naquela sala.
O auditório cedido ao PVJ também foi ocupado de maneira bastante significativa. Na sexta-feira, 20, o Coral da Secretaria da Educação, que apresentou algumas músicas de seu repertório, ensaiadas todas as quintas-feiras, contemplou o público presente com uma música cantada em japonês.
No sábado e domingo, o PVJ apresentou trabalhos de coreografias e bandas de músicas, de alunos da Rede, vinculados à temática e, aproveitando o ensejo, realizou a entrega das premiações aos alunos participantes dos concursos de desenhos de Toyama (no Japão) e de uma parceria com o Instituto Paulo Kobayashi e do concurso de crônicas apoiado pela Fundação Japão.
Para completar as atividades atreladas ao Programa Viva Japão, foram gravados emocionantes depoimentos de visitantes nikkeis e não nikkeis com afinidade à educação pública e à imigração japonesa no Brasil, que comporão o acervo do CRÊ Mário Covas, além de, logo mais, ficarem disponíveis também no respectivo site. A impressão final é a de que, além de um dos mais visitados, o espaço do PVJ, no Palácio das Convenções, foi também dos mais elogiados.
Do Programa Viva Japão
C.C.
06/25/2008
Artigos Relacionados
Programa Viva Japão leva mais de 5 mil alunos ao MAM
Programa Viva Japão tem workshop sobre tambores japoneses
Quadrinhos e poemas são temas de videoconferência do Viva Japão
Revista britânica coloca Brasil entre os países com exposições e museus mais visitados
Município de São Vicente adere ao programa Juventude Viva
Ministério estuda aprimoramento do Programa Cultura Viva