Programa Viva Japão tem workshop sobre tambores japoneses
Cerca de 700 alunos da rede pública estadual assistem ao show/workshop sobre taiko
O programa Viva Japão, que promove o contato dos alunos da rede pública estadual com a cultura japonesa, está rendo retomado após o período de férias. Nesta sexta-feira, cerca de 700 estudantes das regiões norte e sul de São Paulo assistiram a um show/workshop sobre taiko, os tambores japoneses, no Sesc Santana, na zona norte da capital.
O Viva Japão integra o calendário de ações estaduais para as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa ao Brasil.
Além de permitir a vivência com a cultura japonesa, o programa também sensibiliza alunos e educadores da rede para a importância de aprofundar conhecimentos sobre as raízes e a trajetória do relacionamento entre brasileiros e japoneses nos últimos 100 anos. A iniciativa incentiva ainda a pesquisa, o conhecimento, a criatividade e vivência de assuntos relacionados ao Japão e aos imigrantes japoneses no Brasil, com ênfase para o Estado de São Paulo.
Na sala de aula, estudantes trabalham temas como cultura, tradições, história e língua japonesas. As contribuições do Japão nas áreas de educação, tecnologia, agricultura e mercado de trabalho também são objetos de estudos.
Para as crianças do Ensino Fundamental, as atividades desenvolvidas incluem brincadeiras, cantos infantis, histórias, mitos e lendas do Japão.
Já para os jovens do Ensino Médio, o Viva Japão propõe o desenvolvimento de atividades em torno do tema "Qualificação para o Trabalho no Brasil Atual", envolvendo as diversas disciplinas curriculares na pesquisa, documentação e sistematização de informações que dêem aos alunos a chance de conhecer diferentes áreas de trabalho no mercado brasileiro atual.
Cíntia Cury
03/07/2008
Artigos Relacionados
Guarulhos recebe hoje a arte dos tambores japoneses
Programa Viva Japão é um dos mais visitados
Programa Viva Japão leva mais de 5 mil alunos ao MAM
Quadrinhos e poemas são temas de videoconferência do Viva Japão
Brasil e Japão promovem workshop para debater tecnologia da informação e comunicação
Assembléia participa de Workshop sobre Programa Interlegis em Brasília