Projeto Alimentos Biofortificados avança em 10 municípios piauiense



O Ministério da Agricultura divulgou nesta quarta-feira (4), que o projeto Alimentos Biofortificados: Preparando o Caminho para Levar mais Saúde à Mesa do Brasileiro, liderado em rede nacional pela Embrapa Meio-Norte, está avançando no Piauí.

Escolas agrotécnicas e família-agrícola de dez municípios do estado, já implantaram unidades piloto de transferência de tecnologias com batata-doce e macaxeira ricas em ferro, zinco e betacaroteno.

A segunda fase das unidades piloto, segundo o líder do projeto, Marcos Jacob Almeida, é avançar com o cultivo de feijão-caupi, arroz e milho. Os municípios beneficiados com as ações são: Simplício Mendes, José de Freitas, São Miguel do Tapuio, Regeneração, União, São Pedro, Cristino Castro, Pedro II e Teresina.

Nesses municípios e na capital, os alunos, com o aprendizado, já estão participando de estágios em áreas de produtores conduzindo Unidades de Validação de Sistemas (UVS). A terceira etapa é a implantação de 90 unidades de validação das culturas nas áreas de produção dos pais dos alunos, integrando escola-família e consolidando a estruturação do projeto.

A iniciativa tem como linha temática Estratégias de Comunicação e Transferência de Tecnologias para Apoio ao Plano Brasil sem Miséria.

Além das parcerias com o Governo do Piauí, prefeituras, escolas família-agrícola, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Banco do Nordeste e Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), as ações estão sendo conduzidas pelas unidades Embrapa Meio-Norte (PI), Embrapa Milho e Sorgo (MG), Embrapa Agroindústria de Alimentos (RJ), Embrapa Arroz e Feijão (GO), Embrapa Hortaliças (DF) e Embrapa Produtos e Mercado (DF).

Fonte:

Ministério da Agricultura



04/07/2012 20:06


Artigos Relacionados


Alunos de escolas públicas terão alimentos biofortificados na merenda escolar

Avança projeto que retira tributos de alimentos para dietas

Avança projeto que delega a municípios definição de APP em área urbana

Brasil avança na produção mundial de alimentos

PROJETO DE NAPOLEÃO DOA ÁREA PARA MUNICÍPIO PIAUIENSE

Associação Brasileira de Municípios promove Seminário Avança Brasil em Sorocaba