Projeto altera nome do aeroporto de São Luís para homenagear memória de Kyola Sarney



O senador Valmir Amaral (PMDB-DF) apresentou projeto de lei que denomina o aeroporto da capital do Maranhão "Aeroporto de São Luís - Dona Kyola Sarney". A proposição está na Comissão de Educação (CE), onde receberá decisão terminativa, aguardando recebimento de emendas.

Na justificação do projeto, Valmir Amaral afirma que dona Kyola Ferreira de Araújo Costa, mãe do presidente do Senado, José Sarney, e avó da senadora Roseana Sarney (PFL-MA) e do deputado Sarney Filho (PV-MA), detinha um papel referencial na vida pública brasileira, sobretudo a partir do exercício da Presidência da República por José Sarney, na segunda metade dos anos 80.

Valmir Amaral registra que dona Kyola, que morreu aos 92 anos de idade, era católica "sincera e fervorosa", que sempre se mostrou comprometida com os princípios maiores inspiradores da prática cristã e que "cultivou a virtude por amor à virtude". A atitude de dona Kyola diante dos pobres, segundo o senador, ensinou que "todos aqueles nossos semelhantes que se encontram na pobreza são merecedores e devem ser destinatários de nossa melhor atenção, consideração e solidariedade".

O autor do projeto registrou também que dona Kyola foi retirante da seca pernambucana aos 14 anos, quando migrou para o Maranhão, e que ela "temperou seu caráter com a sensibilidade dos fortes que sabem entender as fragilidades da condição humana e acolher os necessitados, por verdadeiro amor ao próximo" Para Valmir Amaral, a mãe do presidente Sarney lega um formidável exemplo de compreensão e amor ao mistério da vida e teve uma existência "honrada, auspiciosa, inspiradora e iluminada".



11/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Em nome do Senado, Eduardo homenageia memória de dona Kyola

Senado aprova projeto que altera o nome do Aeroporto de Santarém

SIMON QUER HOMENAGEAR ULYSSES COM NOME EM AEROPORTO

SANCIONADA A LEI QUE DÁ NOME DE LUÍS EDUARDO AO AEROPORTO DE SALVADOR

AEROPORTO DE SALVADOR TERÁ O NOME DE LUÍS EDUARDO

Luiz Otávio toma emprestado palavras de Cony ao homenagear dona Kyola