Projeto autoriza criação de Programa Universitário de Apoio ao Esporte



O Poder Executivo poderá ficar autorizado a criar o Programa Universitário de Apoio ao Esporte, conforme projeto da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), aprovado nesta terça-feira (26) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). A proposta recebeu decisão terminativa da CE.

De acordo com o projeto (PLS 515/09), o programa terá por objetivo promover o esporte em escolas de educação básica e em comunidades carentes. Estudantes de graduação - especialmente os de cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física - participarão do programa, estabelece a proposta.

Para a realização do programa, a entidade de ensino superior na qual o aluno estiver matriculado deverá ter projeto específico aprovado no órgão competente do Executivo, de acordo com regulamento a ser ainda estabelecido. Os recursos financeiros para a execução do programa, determina ainda a proposta, serão fixados no Orçamento Geral da União no ano seguinte à publicação desse regulamento.

O projeto também prevê que a participação das instituições de ensino no Programa Universitário de Apoio ao Esporte será considerada, para fins de avaliação institucional, no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O PLS 515/09 recebeu voto favorável do relator, senador Cristovam Buarque (PDT-DF). Para ele, "percebe-se visível necessidade de atuação mais efetiva do Poder Público na expansão da oferta e estímulo do esporte universitário para dar vazão à crescente demanda por parte dos jovens".

No voto, Cristovam disse concordar com Marisa Serrano, de que, além dos benefícios ao esporte nacional, com melhor preparação de professores de Educação Física e técnicos esportivos e com a criação de gerações esportivas, o programa poderá ampliar as possibilidades de preparação de atletas e técnicos para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Educação

Na reunião desta terça-feira, a CE também aprovou projeto de lei do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), que garante a estudante carente prioridade de matrícula em universidade no caso de empate. Pela proposta (174/05), terá direito à vaga em instituições públicas de ensino superior, em caso de empate, o estudante que comprovar ter renda familiar inferior a dez salários mínimos.

Ao justificar a proposta, Crivella afirmou que o princípio da isonomia determina que os desiguais sejam tratados desigualmente, para que a concessão de direitos aos menos favorecidos funcione como fator de equalização. Segundo o senador, o projeto pretende oferecer iguais oportunidades de acesso ao ensino superior àqueles que são desiguais por condição de renda.

A comissão ainda aprovou projetos de lei que autorizam o Poder Executivo a criar campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia em estados do Brasil, todos em decisão terminativa. Pelo PLS 307/09, do senador Gilberto Goellner (DEM-MT), poderá ser criado o campus de Mato Grosso, no Município de Sorriso; pelo PLS 272/09, dos senadores Rosalba Ciarlini (DEM-RN) e José Agripino (DEM-RN), o campus do Rio Grande do Norte no município de Ceará Mirim. O PLS 398/09, do senador Renato Casagrande (PSB-ES), autoriza a criação do campus do Espírito Santo, no Município de Barra do São Francisco; já pelo PLS 44/10, do senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB), poderá ser criado o campus da Paraíba, no Município de Sapé.

A comissão aprovou ainda o PLS 10/10, do senador Paulo Paim (PT-RS), que institui o Dia Nacional do Vigilante, a ser celebrado, anualmente, em 20 de junho; e oPLC 287/09, do deputado Geraldo Resende (PMDB-MS), que Denomina Rodovia Federal Francisco Anselmo Gomes de Barros a BR-359 o trecho Coxim-Alcinópolis.

Iara Farias Borges e Rita Nardelli / Agência Senado

25/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovado projeto que autoriza criação de Programa Nacional de Saúde Vocal do Professor

Senadores analisam programa de apoio ao esporte

Esporte cria programa Bolsa Técnico para apoio aos atletas brasileiros

Ministério do Esporte lança edital para apoio a eventos de Esporte Educacional

Projeto autoriza criação de distrito agropecuário no Amapá

PROJETO DE LUZIA AUTORIZA CRIAÇÃO DE ESCOLA AGROTÉCNICA