Projeto beneficia alunos de educação básica



Cinemas, teatros e circos poderão ser obrigados a reservar, para acesso gratuito, pelo menos 10% dos ingressos dos espetáculos por eles oferecidos a profissionais da educação e alunos das escolas públicas de educação básica.

É o que prevê projeto de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR), a ser examinado pela Comissão de Educação (CE). Para o senador, o projeto, se aprovado, não vai prejudicar financeiramente os proprietários, porque o percentual de vagas oferecido (10%) é inferior à própria capacidade ociosa dos cinemas, teatros e circos.

- A freqüência das crianças e adolescentes às sessões de cinema, teatro e dos circos se constitui em investimento fundamental para o futuro desses empreendimentos culturais, porque criará nessa faixa etária um hábito capaz de concorrer com a "pasteurização" cultural que bombardeia a população pelas telas da televisão - disse Mozarildo ao justificar o seu projeto.

De acordo com o projeto, legislação estadual e municipal disciplinará os convênios com os donos de cinemas, teatros e circos, para que a gratuidade de acesso seja integrada às propostas pedagógicas dos estabelecimentos de ensino.



16/12/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto obriga assistência psicológica a alunos e professores da educação básica

CE pode votar projeto que impede dispensa de alunos da educação básica quando o professor faltar

Educação: Programa Vista uma Criança, Invista na Educação beneficia mais de 600 alunos da rede públi

Pacote de medidas para a Educação beneficia alunos e professores

Programa Vista uma Criança, Invista na Educação beneficia alunos de escola da Moóca

Alunos da educação básica serão avaliados em novembro