Projeto capacita 200 monitores de telecentros em sete estados



Cerca de 200 monitores de telecentros de sete estados brasileiros terminam nesta sexta-feira (14) o curso de capacitação em hardware, software e redes. O curso, que faz parte do Projeto Formação Gesac, é realizado nos institutos federais de Ciência e Tecnologia do Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Pará, Piauí e Roraima. A previsão é que, até a metade de fevereiro, sejam atendidas 600 pessoas em 26 estados.

Com duração inicial de um ano, o projeto-piloto capacita em tecnologias de informação e comunicação monitores de cerca de 700 telecentros.

Desde setembro de 2010, aulas de hardware, software e redes, além de cidadania e comunicação, são ministradas por professores e alunos-tutores dos institutos federais e por promotores de inclusão digital. O curso é realizado presencialmente e por meio de educação à distância. Mas para receber o certificado de formação, os monitores deverão repassar conhecimento a mais três pessoas em sua comunidade. O objetivo é que o conhecimento não se concentre somente com uma pessoa. Também é uma forma de disseminar as informações recebidas, garantindo que a comunidade se beneficie da proposta.

Em todo o País, essa ação de inclusão digital chega a diversos tipos de comunidades. Os participantes são representantes de pontos de áreas urbanas, de comunidades rurais, indígenas, ribeirinhas e quilombolas. O projeto é desenvolvido pelo Ministério das Comunicações em parceria com o Ministério da Educação, a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Conheça mais sobre o projeto no site e na rede social.

 

Fonte:
Ministério das Comunicações



14/01/2011 16:09


Artigos Relacionados


Aberta inscrição para capacitação de monitores dos Telecentros.BR

Abertas inscrições para curso de monitores de telecentros

Programa inicia capacitação de 452 monitores de telecentros no País

Especialistas debatem estratégias para formação de monitores de telecentros

Ministério da Pesca seleciona monitores para telecentros em todo o País

Escola da Agência Espacial capacita monitores em Brasília