Especialistas debatem estratégias para formação de monitores de telecentros
Com o objetivo de debater as estratégias para formação dos monitores que atuam como agentes de inclusão digital nos telecentros, a Secretaria de Inclusão Digital (SID) do Ministério das Comunicações realizou a 12ª Reunião do Comitê Gestor da Rede Nacional de Formação do Programa Telecentros.BR, na terça (13) e quarta-feira (14).
Foram discutidos os assuntos de infraestrutura da plataforma Moodle, utilizada como ferramenta de ensino a distância na capacitação dos monitores; o curso para os gestores; estratégias de aprendizagem na rede; certificação; conteúdo da formação dos monitores; entre outros.
A modernização da plataforma do ambiente de aprendizado a distância (EaD), que está sendo realizada pelas universidades federais de Minas Gerais (Polo de Formação Sudeste) e do Pará (Polo Norte), foi um dos destaques entre as pautas. A versão atual do ambiente será migrada para a plataforma do Moodle 2.2, que traz aprimoramentos de recursos tecnológicos de comunicação para os monitores, tutores, e gestores, a interação direta com redes sociais, dentre outras funcionalidades.
Segundo o Ministério das Comunicações, a nova plataforma já contará com a novidade do curso para gestores de telecentros com aulas sobre administração de telecentros, empreendedorismo, colaboração para construção de projetos comunitários, e outras pautas direcionadas aos cuidadores desses espaços públicos.
A Rede de Formação do Telecentros.BR estuda a entrega de conteúdos de cursos em CDs para facilitar o acesso das informações, independentemente da internet. “Mais uma vez, a reunião do comitê traz uma série de decisões e reflexões para somar ao andamento da rede. O material offline da formação, o novo ambiente do Moodle e outras várias demandas encaminhadas aqui [na reunião] certamente trarão impacto para a melhoria dos cursos, para formação dessas pessoas e para a inclusão digital das comunidades dos telecentros”, destacou o coordenador-geral de Formação da SID, Denis Rodrigues da Silva.
Os representantes dos polos de formação destacaram na reunião o momento de conclusão de curso de monitores por todo o País com a apresentação de projetos comunitários e aulas inaugurais para outros monitores. Desde o início do ano, foram realizados encontros presenciais em diversos estados. Em abril, serão realizados encontros em Salvador (BA) e em Luziânia (GO), com previsão de participação de cerca de 400 monitores.
A reunião teve a participação dos coordenadores-executivos e pedagógicos dos sete polos regionais do programa Telecentros.BR: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul, Sudeste, Sudeste Meridional e Nordeste Setentrional; além de representantes da Secretaria de Inclusão Digital do ministério.
Rio +20
A Rede de Formação deve participar também da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20, que será realizada de 20 a 22 de junho, no Rio de Janeiro. Com a participação dos monitores dos telecentros, a proposta inicial do comitê é realizar uma cobertura compartilhada do evento e a apresentação de projetos com a temática ambiental desenvolvidos nos telecentros.
A Rede de Formação faz parte do Programa Telecentros.BR que, além do fornecimento de conexão e equipamentos, prevê a realização de cursos de formação e bolsas de auxílio financeiro para os monitores atuarem como agentes de inclusão digital nos telecentros. Os monitores capacitados têm a missão de auxiliar os usuários dos telecentros sobre o manuseio do computador, acesso, navegação e pesquisa na web.
Fonte:
Ministério das Comunicações
15/03/2012 18:55
Artigos Relacionados
Especialistas debatem em Manaus estratégias governamentais para a área ambiental
Especialistas debatem estratégias para garantir qualidade de grãos na pós-colheita
Aberta inscrição para capacitação de monitores dos Telecentros.BR
Abertas inscrições para curso de monitores de telecentros
Ministério da Pesca seleciona monitores para telecentros em todo o País
Projeto capacita 200 monitores de telecentros em sete estados