Projeto da USP utiliza genética para localizar menores desaparecidos



Programa apoiado pela Nossa Caixa já ajudou a localizar 600 menores

Uma iniciativa inédita no país, que une genética, biologia molecular e tecnologia, pode ajudar muitas famílias a encontrarem menores desaparecidos. O projeto "Caminho de Volta", que tem o apoio do Banco Nossa Caixa, nasceu de uma parceria entre a Faculdade de Medicina de São Paulo (USP) e a Secretaria Estadual de Segurança Pública, com o objetivo de localizar crianças desaparecidas. A equipe desenvolveu um banco de dados capaz de fazer o cruzamento de informações genéticas entre a criança desaparecida e a família e, assim, confirmar vínculos de parentesco. A metodologia é comparada às usadas em países desenvolvidos.

O programa foi implantado em 2004 na capital do estado de São Paulo e hoje está presente também no interior e em Curitiba (PR). A idéia é expandir a iniciativa para todo o Brasil e, assim, contribuir para a criação de um banco de dados unificado, uma das principais reivindicações das famílias que sofrem com o desaparecimento de menores. Desde sua implantação, o "Caminho de Volta" colaborou para a localização de aproximadamente 600 menores.

Atualmente, o projeto tem cadastradas 650 famílias que têm ou tiveram casos de crianças e adolescentes desaparecidos. Todas recebem apoio psicológico e social desde o momento em que registram o desaparecimento e, mesmo após encontrarem os menores, continuam recebendo ajuda. O atendimento é importante para auxiliar os familiares a compreenderem as causas do desaparecimento, enfrentar a espera do retorno e evitar que os casos se repitam. De acordo com levantamento do projeto, cerca de 85% dos desaparecimentos são fugas.

Apoio

O Banco Nossa Caixa apóia o projeto "Caminho de Volta" por meio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (Condeca-SP). No último dia útil de 2007, o banco doou R$590 mil ao conselho, baseado em mecanismo legal que permite a destinação de até 1% do imposto de renda devido pelo banco.

A Nossa Caixa é um dos maiores apoiadores do Condeca. Nos últimos nove anos, o banco destinou R$ 8,5 milhões ao Condeca. Os recursos beneficiaram centenas de projetos que têm por objetivo garantir os direitos das crianças e adolescentes, prestar atendimento social e educacional a menores em conflito com a lei, além de combater o abuso e a exploração sexual.

Da Nossa Caixa

(I.P.)



01/21/2008


Artigos Relacionados


CCT examina projeto que permite localizar desaparecidos por redes de telefonia móvel

CCT vota uso da rede de telefonia para localizar desaparecidos

Legislativo discute formas para localizar desaparecidos

Expedição para localizar desaparecidos políticos retorna à Xambioá/TO

PROJETO FACILITA A PROCURA.DE MENORES DESAPARECIDOS

PROJETO PREVÊ EXPOSIÇÃO DE FOTOS DE MENORES DESAPARECIDOS