Projeto de Caracterização Ambiental Regional da Bacia de Campos



Pesquisas realizadas desde 2007 pela Petrobras, em parceria com outras instituições, resultaram no primeiro diagnóstico ambiental oficial da Bacia de Campos, região situada entre o Estado do Rio de Janeiro e o sul do Espírito Santo.

O Projeto de Caracterização Ambiental Regional da Bacia de Campos (PCR-BC) surgiu a partir de demanda do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e foi elaborado para consolidar o conhecimento sobre os aspectos físico, químico, geológico, biológico e socioeconômico da região.

A Petrobras já entregou o relatório final das pesquisas ao Ibama, e a previsão é de que, até julho 2012, as publicações e a base de dados estejam disponíveis para todos os interessados.

O projeto possui duas vertentes principais: uma referente ao entendimento socioeconômico da atividade pesqueira e outra referente ao meio natural.  As informações serão transformadas em uma base de dados, pioneira no País, a fim de que possam ser úteis para a melhoria da tomada de decisão e gestão ambiental na região, além de serem transformadas em uma coleção de publicações científicas.

Ao todo, 250 pesquisadores, técnicos, professores e estudantes foram envolvidos no projeto, que, além de contribuir com informações de qualidade e agilidade para o trabalho de técnicos da Companhia, tem como objetivo também auxiliar o trabalho de técnicos do Ibama, das comunidades científicas e de outros órgãos governamentais.


 Fonte:
Petrobras



29/07/2011 17:01


Artigos Relacionados


Jayme Campos apresenta projeto de lei para incentivar controle ambiental

Descoberto petróleo no pós-sal da Bacia de Campos

Alckmin inaugura obras do Programa de Saneamento Ambiental da Bacia do Guarapiranga

Alckmin inaugura obras do Programa de Saneamento Ambiental da Bacia do Guarapiranga

Petrobras faz nova descoberta na Bacia de Campos

Petrobras faz nova descoberta no pré-sal da Bacia de Campos