Projeto de Crivella reduz peso máximo a ser transportado por trabalhador



Está tramitando na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) projeto do senador Marcelo Crivella (PL-RJ) que modifica a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para reduzir, de 60 para 20 quilos, o peso máximo que um empregado pode remover, individualmente, no seu trabalho de levantamento, transporte ou descarga de mercadorias. A matéria (PLS 19/2003) recebeu parecer favorável do relator, senador Ney Suassuna (PMDB-PB), na forma de um substitutivo, mas ainda não foi votada porque o senador Mão Santa (PMDB-PI) apresentou requerimento sugerindo que o Sindicato dos Estivadores fosse ouvido em audiência pública.

O limite de 60 quilos, que vigora até hoje, foi definido em 1946, quando a CLT foi aprovada. Ao propor a redução para 20 quilos, Crivella argumenta que, naquela época, ainda era incipiente a utilização de sistemas mecanizados de transporte de materiais, como empilhadeiras e esteiras rolantes, o que obrigava que o trabalho fosse feito de forma manual. Ele destaca que esse tipo de atividade é extremamente estafante e exige um condicionamento físico atlético que não condiz com o biótipo do trabalhador brasileiro.

- Estudos recentes na área de ergonomia, relacionada à medicina do trabalho, não mais recomendam a manutenção do peso estabelecido pela CLT, a qual, no particular, encontra-se desatualizada. A redução do peso máximo para 20 quilos é uma forma de evitar a fadiga, com vista à preservação da saúde e da melhoria das condições de trabalho do empregado em tais atividades - justifica Marcelo Crivella.



31/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Orientação sobre mochila reduz peso transportado por estudantes

Crivella anuncia projeto que reduz perda de ICMS por estados exportadores

Projeto reduz para 65 anos idade para trabalhador sacar FGTS

Marcelo Crivella critica reportagem sobre medicamento usado para perda de peso

IBGE: renda média do trabalhador cresce 20% em 5 anos e reduz desigualdade

CE debate projeto que estabelece número máximo de alunos por professor