Projeto de Hartung prevê perda de mandato de diretores de agências reguladoras



O senador Paulo Hartung (PPS-ES) apresentou nesta quarta-feira (dia 23) projeto abrindo a possibilidade de perda de mandato dos diretores das agências reguladores por meio de voto de censura aprovado por três quintos dos membros do Senado. Na avaliação de Hartung, a legislação que criou as agências não prevê qualquer controle social sobre as atividades dos ocupantes dos mandatos.

- Falta à lei a prerrogativa de afastar o presidente de agência que não estiver cumprindo a contento as suas funções - argumentou, observando, no entanto, que é fundamental manter a independência das agência reguladores.

Hartung explicou que, ao apresentar o projeto, seu objetivo era criar um mecanismo que não permita a interferência do governo sobre o setor, mas que estabeleça algum controle.

A decisão do BNDES de financiar a aquisição de equipamentos para a instalação de usinas térmicas e pequenas hidrelétricas sem a necessidade de apresentação de garantia reais - a não ser os próprios equipamentos - recebeu elogios de Hartung. Para ele, a medida pode trazer um alento à atual crise energética. Hartung voltou a lamentar a ausência de representantes do governo no debate sobre o assunto realizado na Comissão de Infra-Estrutura, na terça-feira, com a presença de especialistas no setor energético.

- É importante ouvir opiniões de especialistas não apenas sobre as medidas do racionamento, mas principalmente sobre formas de sairmos da atual crise - frisou.

Em resposta, o líder do governo, senador Romero Jucá (PSDB-RR) disse que a realização de reuniões da Câmara de Gestão da Crise Energética impossibilitaram a presença de autoridades governamentais no encontro. Jucá garantiu que o governo está disposto a discutir o problema com o Congresso e com a sociedade.

Hartung apresentou em plenário as preocupações do setor de construção civil, que teme a retração do mercado e a conseqüente diminuição da oferta de mão-de-obra

23/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jayme Campos apresenta projeto que prevê voto de censura a diretores de agências reguladoras

Aprovado projeto que prevê auditoria periódica do TCU nas agências reguladoras

Projeto que prevê perda de mandato de diretor da Anac aguarda votação em Plenário

Aprovadas indicações de diretores para agências reguladoras

CCJ vota mudanças em indicação e exoneração de diretores de agências reguladoras

INFRA-ESTRUTURA APRECIA RECONDUÇÃO DE DIRETORES DE AGÊNCIAS REGULADORAS