Projeto de Hélio Costa autoriza governo a criar a TV Brasil Internacional
Está tramitando na Comissão de Educação projeto de autoria do senador Hélio Costa (PMDB-MG) que autoriza o Poder Executivo a criar a TV Brasil Internacional, uma emissora dedicada a difundir a língua portuguesa e a imagem do país no exterior através de informações culturais, turísticas, esportivas e econômicas. A comissão decidirá terminativamente sobre o projeto - sem precisar que a matéria seja votada no Plenário, a não ser por requerimento de senadores.
De acordo com a proposta, o sinal da TV Brasil deverá ser disponibilizado via satélite para retransmissão por empresas de comunicação credenciadas em qualquer país, mediante autorização do governo brasileiro. Hélio Costa sugere que a programação inclua material produzido pela Televisão Educativa (TVE), TV Cultura, TV Câmara, TV Senado e TV Justiça, entre outras.
- Não raro, deparamo-nos com estereótipos criados acerca de nosso país no exterior. Materializam-se rotulações fáceis como a do país do futebol ou do carnaval. Em outros casos, generalizam-se para todo o país características típicas de uma determinada região, de forma a desprezar a riqueza natural e cultural de nossa nação. Esses comportamentos, em grande parte, decorrem da pura falta de conhecimento dos aspectos relevantes do Brasil - diz Hélio Costa na justificação do seu projeto.
Na opinião do senador por Minas Gerais, o Brasil tem a obrigação de fornecer à comunidade internacional uma imagem mais real e diversificada do que realmente é. Ele considera a televisão, por enviar suas imagens aos mais distantes lugares do planeta, o veículo ideal para alcançar esse objetivo. Além disso, Hélio Costa afirma que esta emissora governamental que está propondo também servirá para divulgar a língua portuguesa.
O senador também cita o exemplo de vários países que já mantêm emissoras e distribuem suas imagens para o mundo. Ele enumera, entre outras, a BBC inglesa, a TV5 francesa, a TVE espanhola e a RTP portuguesa. O senador acrescenta que outros países como México, Argentina, Estados Unidos, Japão e Alemanha também já utilizam a TV internacional para a promoção do turismo, artes e negócios.
23/05/2003
Agência Senado
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