Hélio Costa pede apoio para criação da TV Brasil Internacional



O senador Hélio Costa (PMDB-MG) pediu apoio a projeto de sua autoria, em tramitação na Comissão de Educação (CE) que autoriza o governo federal a criar a TV Brasil Internacional, emissora que teria como objetivo difundir a língua portuguesa e a imagem do país no exterior. A proposta, apresentada originalmente em dezembro de 2001, quando Hélio Costa era deputado federal, chegou a receber parecer favorável na Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Câmara, mas, com o fim da legislatura, foi arquivada.

- A criação da TV Brasil Internacional traria inúmeros benefícios ao país em termos da forma com que somos vistos no estrangeiro. Por que não utilizar, a nosso favor, o vasto poder da televisão como disseminadora de cultura e informação? Já temos todo o instrumental para tanto. Só falta vontade de fazê-lo - afirmou Hélio Costa nesta quinta-feira (29).

Segundo o senador, a criação da TV Brasil Internacional não implicaria grandes custos para o governo. Para ele, a estrutura do novo canal poderia ser emprestada das emissoras de televisão públicas já existentes no país, como a TV Educativa, a TV Cultura, a TV Câmara, a TV Justiça, a Radiobrás e a TV Senado, com a possibilidade das redes abertas de TV também participarem.

A idéia de Hélio Costa é que a programação da TV Brasil Internacional seja inicialmente composta por programas fornecidos pelos canais públicos. Ele estima que, a um custo de R$ 50 milhões por ano, a emissora poderia cumprir o seu papel de divulgar corretamente a imagem do Brasil, o idioma português, a cultura e os costumes do país em âmbito mundial.

Os benefícios que a emissora estatal trariam para o Brasil seriam muitos, na avaliação de Hélio Costa. Ele destacou como exemplo a possibilidade de um incremento do turismo brasileiro, com a divulgação das atrações e belezas naturais do país. O senador também citou os ganhos que a economia nacional poderia obter através da veiculação dos principais produtos exportados.

Em aparte, o senador Ramez Tebet (PMDB-MS) concordou com a iniciativa e disse que todas as regiões poderiam ganhar com a TV Brasil Internacional, sobretudo na divulgação de suas belezas naturais, o que ampliaria o número de turistas no país. Ele justificou sua afirmação lembrando que seu estado, o Mato Grosso do Sul, conta em seu território com o Pantanal, considerado patrimônio da humanidade, e que não é tão conhecido no exterior como merece.



29/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto de Hélio Costa autoriza governo a criar a TV Brasil Internacional

Hélio Costa defende apoio do PMDB à governabilidade

Hélio Costa defende criação da Anac

Hélio Costa pede liberação de R$ 3 bilhões para o setor cafeeiro

Hélio Costa pede o fim da liberdade condicional para crimes hediondos

Hélio Costa garante apoio dos senadores do PMDB ao governo Lula