Projeto de José Nery obriga divulgação detalhada de verba indenizatória



As informações sobre os gastos mensais de R$ 15 mil a que os senadores têm direito com a chamada verba indenizatória, já disponibilizadas aos cidadãos na Internet desde março de 2008, poderão ser mais detalhadas e incluir, entre outros dados, cópias das notas fiscais. É o que prevê projeto de resolução do senador José Nery (PSOL-PA) que está começando a ser analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A verba indenizatória destina-se ao ressarcimento de despesas com aluguéis de escritório, hospedagens, passagens, combustíveis, pesquisas e divulgação, entre outras.

- O diferencial [em relação ao que já é divulgado no site do Senado] é que o meu projeto obriga a divulgação das notas fiscais e do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) dos prestadores de serviços, para que não pairem dúvidas sobre o serviço prestado com recursos do cidadão. O objetivo do projeto é tornar a divulgação da verba indenizatória absolutamente transparente - explicou José Nery, em entrevista à Agência Senado nesta quinta-feira (26).

Pelo projeto (PRS 6/09), o órgão administrativo responsável pela fiscalização e controle da verba indenizatória deverá liberar as informações contábeis, em linguagem a todos acessível, com informações como valores, datas, fornecedores, prestadores de serviço e outras aptas ao completo entendimento das despesas, bem como cópia da documentação comprobatória das informações fornecidas, como notas fiscais e afins.

O senador é contrário ao fim da verba indenizatória, como vem sendo defendido por algumas autoridades. Isso porque, explica José Nery, a contrapartida ao fim da verba indenizatória é o aumento do salário dos senadores com o objetivo de justificar os gastos dos parlamentares nos estados pelos quais foram eleitos.

- Não acho que o aumento no salário dos senadores seja a melhor solução. A verba indenizatória é necessária para quem faz uso correto dela, mas tem que haver total transparência - enfatiza o senador pelo Pará.

Após ser analisada pela CCJ, a proposta será encaminhada à Comissão Diretora e em seguida ao Plenário.



26/02/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Nery anuncia projeto para divulgar detalhes dos gastos com verba indenizatória

Senadores apóiam divulgação da prestação de contas da verba indenizatória

Senado corta passagens aéreas e amplia divulgação de verba indenizatória

Mesa vai estudar divulgação de informações sobre verba indenizatória, diz Sarney em coletiva

José Agripino diz que Legislativo precisa definir normas sobre verba indenizatória e passagens aéreas

Senado dará transparência à verba indenizatória