Projeto de Jucá inclui a língua espanhola no currículo das escolas



Encontra-se na Comissão de Educação (CE), aguardando designação do relator, projeto do senador Romero Jucá (PSDB-RR) que propõe a inclusão do estudo da língua espanhola nos currículos do ensino fundamental e médio. A proposição foi protocolada terça-feira passada (18) e encaminhada no mesmo dia à CE, que decidirá de forma terminativa sobre o assunto.

-Ainda que seja do nosso conhecimento a existência de iniciativas que visam garantir o ensino da língua espanhola nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio de nosso país, insistimos na tentativa de regulamentação da matéria, tendo em vista que, até o momento, nenhuma prosperou a ponto de ser transformada em norma legal-, explica Jucá em sua justificativa.

O senador lembra que, na década de 90, quando foi constituído o Mercado Comum do Sul (Mercosul), os ministros da Educação dos países membros (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) assinaram protocolo de intenções para o setor educacional. No documento, os signatários declararam o interesse de difundir o aprendizado dos idiomas oficiais do bloco econômico: o espanhol e o português.

Jucá lamentou que no Brasil, único país do bloco que não tem o espanhol como língua nacional, a oferta desse idioma continua a depender do interesse dos donos de estabelecimento de ensino e das comunidades escolares. O motivo é que a legislação educacional em vigor não especifica a língua estrangeira que deve fazer parte dos currículos.



21/02/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


ESCOLAS DE 1º E 2º GRAUS PODEM TER LÍNGUA ESPANHOLA NO CURRÍCULO

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DEVE EXAMINAR PROJETO SOBRE LÍNGUA ESPANHOLA

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DEVE EXAMINAR PROJETO SOBRE LÍNGUA ESPANHOLA

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DEVE EXAMINAR PROJETO SOBRE LÍNGUA ESPANHOLA

Projeto inclui direitos das mulheres no currículo do ensino médio

Projeto inclui Direito da Cidadania no currículo do ensino médio