Projeto inclui Direito da Cidadania no currículo do ensino médio
O senador argumenta, na justificação do projeto, que embora temas relativos à cidadania já venham sendo contemplados nesse nível de ensino, em especial, na área de Ciências Sociais, seria mais adequado concedê-los um destaque maior.
O conhecimento dos princípios da cidadania, afirma Gilvam Borges, requer espaço próprio no cotidiano escolar, que permita aos alunos saberem utilizar e consultar documentos básicos que norteiam direitos e deveres enquanto membros da sociedade.
"Fatos marcantes da atualidade poderão ser melhor compreendidos se forem analisados à luz desse referencial. E, por outro lado, a habilidade de saber consultar textos legais será de grande utilidade ao longo da vida desses jovens", argumenta.
Gilvam Borges manifesta sua convicção de que o projeto contribuirá decisivamente para conscientizar os jovens de seus direitos e deveres enquanto cidadãos e, dessa forma fortalecer e ampliar o processo de democratização no país.
03/10/2001
Agência Senado
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