Projeto de Pavan assegura direitos de mutuários inadimplentes



Os mutuários inadimplentes de financiamentos imobiliários poderão ter de volta a possibilidade de revisão de cláusulas contratuais consideradas abusivas, segundo o projeto de lei nº 256/04, de autoria do senador Leonel Pavan (PSDB-SC), que está na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

De acordo com a lei nº 10.931/04, citada pelo autor, nas ações judiciais que tenham por objeto obrigação decorrente de financiamento imobiliário, a exigibilidade do valor controvertido poderá ser suspensa mediante depósito do "montante correspondente, no tempo e modo contratados". Na opinião do senador, os mutuários inadimplentes estariam, então, impossibilitados de pedir revisão de cláusulas contratuais.

Por isso, Pavan estipula em seu projeto que a exigibilidade do valor controvertido poderá ser suspensa mediante depósito do montante correspondente, mas "nas condições determinadas pelo juiz, que deverá determinar o índice de reajuste aplicado".

- Se o mutuário já está questionando judicialmente o valor das prestações, é porque não concorda com a legalidade deste, não havendo por que continuar a pagar tal valor, se o juiz convencer-se desde então que outro índice deve ser aplicado - observa Pavan na justificação de sua proposta, que ainda será analisada, em caráter terminativo, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

O senador esclareceu que a lei em vigor obriga os mutuários inadimplentes a pagar as prestações em atraso segundo os valores cobrados pelos bancos com juros e correção, mesmo que esses estejam em desacordo com os reajustes salariais do mutuário. Dessa forma, na opinião de Pavan, os mutuários perdem a capacidade financeira de pagar as prestações.



23/09/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


CDHU renegocia dívida de mutuários inadimplentes em Fernandópolis

JÚLIO CAMPOS QUER MUTUÁRIOS INADIMPLENTES FORA DO SPC

PARA HOLLANDA, GOVERNO DEVE AJUDAR OS MUTUÁRIOS INADIMPLENTES DO SFH

Habitação: CDHU aumenta arrecadação renegociando dívidas com mutuários inadimplentes

Habitação: CDHU aumenta arrecadação renegociando dívidas com mutuários inadimplentes

Habitação: CDHU aumenta arrecadação renegociando dívidas com mutuários inadimplentes