PARA HOLLANDA, GOVERNO DEVE AJUDAR OS MUTUÁRIOS INADIMPLENTES DO SFH



O senador Joel de Hollanda (PFL-PE) fez um apelo ao presidente Fernando Henrique Cardoso para que determine à sua equipe econômica o estudo de uma política destinada a apoiar "a gravíssima" situação dos milhões de compradores de imóveis com financiamento pelo Sistema Financeiro da Habitação, que estão com atrasos nas suas prestações e ameaçados de perderem seusbens.

- Estou convencido que, da mesma forma como o governo socorreu os bancos e ajudou os agricultores em débitos com as instituições financeiras, deve agora ajudar os milhões de brasileiros em débito com o SFH e que estão perdendo suas habitações - destacou.

Hollanda disse que a cada dia aumenta o número de editais publicados nos jornais do país divulgando liqüidações extrajudiciais e leilões de imóveis financiados pelo SFH, em razão do não-pagamento de suas prestações. "O que é grave é que, na maioria das vezes,são imóveis pertencentes a trabalhadores desempregados", frisou.

Ele afirmou que só no seu estado, Pernambuco, estima-se que existem hoje cerca de 70 mil pessoas inadimplentes com o SFH, podendono Brasil inteiro esse número chegar a milhões. "O fato é que, não obstante o sucesso do Plano Real, a classe média brasileira perdeu poder aquisitivo e como resultado ficou cada vez mais difícil dispor de renda para pagar as prestações dos imóveis", observou.

Na avaliação de Joel de Hollanda, para solucionar o problema, o governo federal deve dar estímulos e incentivos aos que ainda estão pagando seus imóveis. Ele defende tambéma redução de 10% no valor das prestações para os mutuários em dia com a Caixa Econômica Federal e a formação de uma força-tarefa para encontrar saídas visíveis para os mutuários do SFH em atraso.

Segundo o senador, essa força-tarefa teria como missão, entre outras providências, aumentar os prazos de financiamento e reduzir o montante das prestações; reduzir os juros dos financiamentos;desburocratizar os processos de compra , venda e repasse de imóveis; e renegociar os débitos das diferentes categorias de devedores do SFH.

16/04/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa acusa governo do Piauí de tomar casas de mutuários pobres inadimplentes

Habitação: CDHU começa a notificar mutuários inadimplentes para regularizar dívidas

CDHU renegocia dívida de mutuários inadimplentes em Fernandópolis

Projeto de Pavan assegura direitos de mutuários inadimplentes

JÚLIO CAMPOS QUER MUTUÁRIOS INADIMPLENTES FORA DO SPC

Habitação: CDHU aumenta arrecadação renegociando dívidas com mutuários inadimplentes